domingo, julho 21, 2024

InícioPontal do ParanáAção de educação ambiental na Praça da Tartaruga marca dia mundial de...

Ação de educação ambiental na Praça da Tartaruga marca dia mundial de preservação das espécies

O Dia Mundial da Tartaruga (quinta, 23) foi marcado por uma ação de educação ambiental em Pontal do Paraná. Estudantes das escolas municipais conheceram a importância da preservação das espécies e ficaram sabendo que a cidade é dos locais escolhidos pelas fêmeas para desovar, geralmente nas praias de Pontal do Sul, balneário que há pouco mais de um ano ganhou a Praça da Tartaruga (Avenida Beira-Mar esquina com Rua das Encantadas). O novo ponto turístico, em ações como essa, se transforma numa sala de aula ao ar livre.

Participaram da ação agentes da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca da Prefeitura, técnicos do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR (campus Pontal) e voluntários do Programa Mar Maré, que trabalha educação ambiental nas escolas.

O prefeito Rudão Gimenes compareceu e ficou encantado com a alegria das crianças. Usando uniformes novos, elas fizeram muitas perguntas ao prefeito e se envolveram pra valer nas atividades orientadas.

“Na nossa cidade essa data não pode passar em branco. É importante explicar isso às crianças na fase escolar para estimular a consciência ambiental. Em Pontal fazemos tudo pensando nelas primeiro”, disse Rudão.

A Praça da Tartaruga abriga uma escultura da “Dermochelys Coriacea”, conhecida como “Tartaruga Gigante” ou “Tartaruga de Couro” medindo 10,20 m de comprimento por 6,5 m de largura. Criada pelo artista Índio Artesão, está localizada uma quadra antes da orla e foi inaugurada em maio de 2023. As fêmeas geralmente escolhem as praias de Pontal do Sul para desovar. Mais que um atrativo turístico, a praça é um convite à reflexão pela preservação das espécies.

CURIOSIDADES SOBRE A TARTARUGA GIGANTE:


«A fêmea vem até 10 vezes à praia para fazer ninhos durante a temporada reprodutiva.
«É a maior espécie de tartaruga marinha do mundo.
«Em cada ninho a tartaruga marinha põe cerca de 100 ovos.
«As desovas na região de Pontal do Paraná ocorreram em 2007, 2010, 2014 e 2020, sendo Pontal do Sul o balneário com o maior número de ninhos catalogados.

DIA MUNDIAL DA TARTARUGA: O Dia Mundial da Tartaruga é um evento anual no dia 23 de maio desde 2000 pela American Tortoise Rescue para aumentar o conhecimento, o respeito e a preservação dos quelônios. Também chamadas testudines ou tartarugas, são uma ordem de répteis pertencentes ao clado Testudinata, correspondendo a 14 famílias que possuem em torno de 356 espécies que ocorrem em regiões tropicais e temperadas. Muitas estão extremamente ameaçadas de extinção.

pontalquecresce

pontalquecuida

pontalparticipa

pontaldoparana

PrefeituradePontaldoParana

secretariademeioambienteagriculturaepesca

diamundialdatartaruga

litoralpr

litoralparanaense

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES