sábado, abril 20, 2024

InícioCiênciaNovo DIU de cobre diminui sangramento de mulheres

Novo DIU de cobre diminui sangramento de mulheres

Um novo dispositivo intrauterino (DIU) de cobre está em fase de testes em humanos. A diferença agora é a capacidade de redução de sangramentos em mulheres.

O dispositivo está associado ao medicamento ulipristal, que regula a progesterona, reduzindo o volume e o número de dias do ciclo menstrual.

O medicamento é usado fora do Brasil como pílula de emergência e no tratamento de mioma. Nas duas situações, as doses são maiores do que as que o novo estudo propõe.about:blank

“Além disso, não encontramos nenhum efeito colateral grave, mas, para termos certeza da segurança desse novo DIU, outras fases de estudo são necessárias”, explica a professora Carolina Sales Vieira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e uma das autoras da pesquisa.

Saúde da mulher

Carolina conta que a redução de sangramento é muito importante por diversos fatores.

“Se a gente fornece um DIU de cobre que é seguro e eficaz, mas que não aumenta a perda sanguínea, estamos contribuindo para a saúde da mulher. Novos estudos ainda poderão avaliar o uso em doenças que aumentam o sangramento na menstruação, como miomas uterinos”, explica.

Durante todo o estudo, 29 mulheres saudáveis da República Dominicana foram acompanhadas por um mês antes da colocação do novo DIU, três meses após o uso e dois meses depois da retirada.

Um diário de sangramento e cólicas precisou ser preenchido para o acompanhamento médico das voluntárias.

“As voluntárias não tiveram efeitos colaterais importantes, foram os mesmos encontrados no DIU de cobre convencional. Elas tiveram sangramento reduzido, demonstraram satisfação, mantiveram ovulação e os hormônios não foram alterados, além de não apresentarem alteração no fígado nem anemia”, explica a professora.

Próximas etapas

Até ser comercializado para todas as mulheres, o novo DIU ainda passará por 3 fases de testes.

A professora Carolina ainda explica que o ulipristal está sendo avaliado pela Agência Europeia de Medicamento quanto à segurança após casos de alterações no fígado com uso para tratamento de miomas uterinos

Com informações de Jornal USP

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES