quinta-feira, abril 18, 2024

InícioDestaquesProfessor da UEM participa da elaboração de guia de atividade física do...

Professor da UEM participa da elaboração de guia de atividade física do Ministério da Saúde

É da Universidade Estadual de Maringá (UEM) um dos pesquisadores que colaboraram na elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde. A previsão da pasta é que 74 mil exemplares impressos sejam distribuídos gratuitamente para estados e municípios.

O pesquisador é o professor Wendell Arthur Lopes, do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) da UEM e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Ele explica que a inatividade física é a quarta causa de mortalidade global. No Brasil, quase metade da população – 44,8%, de acordo com o Ministério da Saúde – não atende o quantidade recomendada de atividade física pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Então, essa iniciativa é de extrema importância e um marco para a promoção da saúde da população”, declara o professor. No mesmo projeto foi produzido o Guia de Atividade Física para a População Brasileira – recomendações para gestores e profissionais de saúde.

“Trouxemos as informações científicas e as recomendações propostas pela OMS adequadas à realidade brasileira e com linguagem acessível para a população leiga”, explica Lopes. Ele observa que o Brasil, como um dos líderes em pesquisa em atividade física, foi ter seu guia nacional para a população somente agora.

“Esse guia inédito terá repercussão internacional, porque atende a uma demanda estabelecida pela OMS para que cada país tivesse o seu próprio guia de atividade física”, arremata.

RECOMENDAÇÕES –Segundo o Ministério da Saúde, o material foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No guia constam recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. O guia também estará disponível em áudio, braile, inglês e espanhol.

AEN

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES