Mulher, Meu Berço, Meu Começo! – por Carlos Colect

0
792

Gaia, filha do Caos, mãe dos céus e da terra. Inana, deusa suméria, da força e da guerra. Eva, o início da queda, a tentação de quem peca, a imagem da costela que une os corpos em busca do completo, do pleno, do grego pleros.

Helena, filha de Zeus, mulher da face rosada. Quando jovem raptada, a mais bela do mundo e mais desejada, por todas, invejada. Mulher de muitos pretendentes, de muitos homens aos seus pés, guerreiros e heróis fiéis. Levada para Tróia, torna-se a razão do conflito e da vitória.

Penélope, persistente em sua esperança, aguarda com confiança, o marido retornar de sua guerra troiana. Mulher fiel que, contrariando o pai    Ícaro, tece a sua colcha na luz do dia e a desmancha durante a escuridão, para esperar o esposo Ulisses que, em vinte anos de separação, na Ilha de Calipso, deseja reencontrar Penélope, seu paraíso. 

Personagens dos contos, da história e dos mitos. Regem os panteões da civilização humana e seus ritos. Por detrás dos palácios ou assentadas nos tronos, emergem no poder dos contos. Deusas, rainhas, bruxas e donzelas. Mulheres más, boas e de fé. Jezabel, Cleópatra ou Salomé. A mulher mora na primordial memória na mente de todo Ser, do passado ou do agora.

Mulher, a primeira casa de todos os homens. O primeiro berço. O primeiro seio. O saciar da falta e do anseio. O afastamento do medo. O Sagrado original. Desde os primórdios, poderosa na construção da humanidade. Dotada de fantásticas habilidades.  

Húmus, a terra fértil que germina a semente HUMana. Deusa da beleza, do desejo e da fertilidade; da guerra, da sabedoria e da estratégia. Imagem ideal do Amor e do Paraíso. Suporta a vida e o nascer em dor. No seu ventre transborda a oxitocina do elo e do amor.

Maria, Afrodite e Minerva. Vênus, Artemis e Hera. O coração, a emoção e a intuição. Sentiu a castração, a inferiorização pela falta do falo. O poder da ereção compensada foi no poder da fala, da palavra e da argumentação. Poder de criação e destruição. Inspiração de guerras e liberdades.

Destinada à maternidade. Destinada a dar à luz. Seu Ananke, seu destino é iluminar. É parir o Mundo, gerar a vida os mortais. Raiz da fé. EM de EMunah. No hebraico, a força da água capaz de gerar e criar caminhos onde não há.

Mulher. Doce inspiração. Amarga expiração. Desperta desejos. Aflora a paixão. Provoca medos. Até aqueles que se dizem não serem homens, desejam ser como você. Qual o homem que não te quer?

Ah mulher! De tão frágil é tão forte. De tão sensível é tão perigosa. Suave, agressiva, geniosa. Zela, cuida, auxilia. Manipula ou influencia. Cair em tuas mãos, ser envolvido por teus braços, pode ser o melhor bem para um Homem, mas, também, pode ser o pior mal da Humanidade.

Ah Mulher! És a causa de guerras. És o motivo de paz, cria conflitos e apazigua os filhos. Vive-se por ti. Morre-se por ti. Grande poder há em tua língua, no movimento do teu corpo e no olhar que me faz amolecer. Geradora do bem e criadora do mal
A vida não existiria sem você! Do teu ventre eu vim. O meu primeiro berço, para o qual, todos os dias busco voltar: o meu começo!

Por Carlos Colect – psicanalista/filósofo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.