Centro de Estudos da UFPR produz álcool glicerinado para doar às entidades

0
467

O Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Pontal do Paraná, está produzindo álcool glicerinado para comunidades terapêuticas e filantrópicas do município e região. O produto é um dos mais procurados desde o início da pandemia da Covid-19. 

Centro de Estudos da UFPR produz álcool glicerinado para doar às entidades 2
O pouco para alguns é muito para outros“, diz o profº.

Segundo o diretor do CEM, professor Drº. Talal Suleiman Mahmoud, a produção está sendo realizada pelos professores de química. “A produção do álcool glicerinado está sendo feita pelos professores de química de nosso campus, o prof. Dr Pedro Toledo Netto, o prof. Dr. Ricardo Francisco Brocenschi e por mim. O álcool de nossa escolha de produção foi o de formulação da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois possui as mesmas funções do álcool em gel, que é a de antissepsia manual das mãos e, na maioria das situações, até mesmo para a preparação pré-cirúrgica das mãos. Lembrando que em casa o simples lavar de mãos com água e sabão já é o suficiente para eliminar o vírus”. 

Centro de Estudos da UFPR produz álcool glicerinado para doar às entidades 3
Os insumos para a produção são obtidos através de doação.

O diretor ressalta que o material é produzido e, logo em seguida, distribuído. “Nossa produção é pequena, mas seguimos todas as normas de segurança e controle de qualidade, como armazenamento das substâncias em salas com ares-condicionados. Não estocamos material, produzimos e distribuímos. Por isso, estamos direcionando nossa produção a comunidades terapêuticas e filantrópicas do município e região. Existe uma demanda, nos chega à solicitação por indicação de pessoas dessas comunidades ou instituições filantrópicas e nós buscamos atender conforme a possibilidade, visto que os insumos na maior parte foram e são obtidos através de doação”. 

As entidades que necessitarem podem encaminhar e-mail para direcaocem@ufpr.br.  “Atenderemos a todos conforme formos obtendo os insumos. Aceitamos doação também de insumos, bem como dos frascos”. 

A importância das universidades 

O profº Drº. Talal falou ainda sobre a importância das universidades neste período de crise. “Em uma situação de crise as universidades não podem ficar alheias as necessidades dos outros. Todos podemos nos doar um pouquinho a mais para os que assim necessitam. A universidade faz a parte dela, concedendo espaço, tempo e equipamentos, às vezes até insumos, para que possamos auxiliar, cada um com sua especificidade, seja na elaboração e distribuição de álcool gel, seja no atendimento direto através dos médicos e enfermeiros da universidade, seja na manutenção de equipamento hospitalares, seja na informação”.  

Além disso, ele ressaltou o isolamento social. “Lembrando que todos devemos ficar em isolamento social e auxiliar para que isso aconteça. Sabemos que alguns necessitam estar fora para a produção de insumos para o benefício e segurança de muitos. Aqueles que não podem auxiliar diretamente, o simples fato de estarem cumprindo o isolamento social já auxilia, e muito, a todos com a contenção do vírus. O pouco para alguns é muito para outros”, completou. 

JB Litoral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.