Curitiba registra primeiras três mortes por coronavírus

0
440

Vítimas são mulheres de 56 e 87 anos, que estavam internadas desde o fim de março, e um homem de 94 anos, que recebeu diagnóstico da doença no sábado (4).

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou as três primeiras mortes por coronavírus em Curitiba. As vítimas são duas mulheres, de 56 e 87 anos, e um homem de 94 anos, que morreram nesta segunda-feira (6).

A primeira morte foi confirmada ainda durante a manhã pela secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Haçulak. Mais tarde, a Sesa confirmou outros dois óbitos.

A paciente de 56 anos estava internada desde o dia 29 de março em um hospital público da cidade e testou positivo para coronavírus no dia 31 daquele mês, segundo a Sesa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a paciente tinha doenças crônicas, como diabetes, pangastrite e anemia.

O município informou que a vítima voltou de uma viagem a São Paulo no dia 22 de março, dias antes de apresentar os sintomas da doença.

Segundo a prefeitura, os familiares da vítima estão sendo monitorados. Uma familiar teve sintomas leves e foi isolada. Nenhum deles teve diagnóstico confirmado para a Covid-19.

Já o idoso que teve morte confirmada pela doença foi internado no dia 1º de abril, segundo a Sesa. Ele e a mulher de 87 anos, que também morreu, tiveram diagnósticos confirmados da doença neste fim de semana.

Um novo boletim divulgado na segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou queo Paraná tem 466 casos confirmados da doença e 14 mortes por Covid-19.

Recomendações

Segundo a secretária municipal de Curitiba, Márcia Huçulak, a confirmação de óbito não altera as recomendações de distanciamento social em vigor na cidade.

“Este óbito não modifica por enquanto a nossa situação. Estamos fazendo o monitoramento diariamente dos casos”, afirmou.

A prefeitura informou que, desde o início da pandemia, todas as mortes por doenças causadas por infecções respiratórias são investigadas. Até sábado (4), 40 mortes tinham sido investigadas e em 37 casos a infecção por coronavírus foi descartada.

Leitos

Mais cedo, em uma sessão remota na Câmara Municipal de Curitiba, a secretária municipal de Saúde apresentou aos vereadores um panorama dos leitos de hospitais e de UTI na cidade.

No total, são cerca de 5,7 mil leitos e 760 leitos de UTI na cidade.

De acordo com a secretária, até o momento, o cenário de ocupação dos leitos de UTI está controlado.

“O ministro [da Saúde, Henrique Mandetta] tem alertado isso. Nós estamos no pé da montanha. Nós não começamos a subir montanha. Nós devemos começar a ter problemas nesta semana”, afirmou

G1PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.