Coronavírus: UFPR prorroga suspensão das aulas até 2 de maio

0
293

Inicialmente, aulas estavam suspensas até 30 de março. Reitor afirmou que instituição ainda discute alternativas para realização de atividades acadêmicas remotamente.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou a prorrogação da suspensão das aulas até o dia 2 de maio.

O anúncio foi feito pelo reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, no domingo (22), em um vídeo gravado de casa. Inicialmente, as aulas na UFPR tinham sido suspensas até 30 de março.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no domingo, o Paraná tem 54 casos confirmados de coronavírus. As estatísticas do Ministério da Saúde apontam que há 50 casos confirmados da Covid-19 no estado.

Segundo o reitor, a prorrogação se deu porque “este é um período em que o isolamento social se faz mais necessário do que nunca”.

Atividades remotas

De acordo com Fonseca, existem conversas na universidade para que atividades acadêmicas sejam feitas remotamente, mas que a discussão tem sido feita “com calma”.

“A complexidade da nossa universidade, a necessidade de respeito à autonomia docente, e levando em conta as largas parcelas discentes que ainda não têm a inclusão digital dada sua vulnerabilidade econômica, tudo isso exige mais tempo”, afirmou o reitor.

Segundo ele, qualquer solução de atividade acadêmica remota só vai funcionar “se comprometer a todos”.

Obras para o vestibular

Neste domingo, a UFPR também antecipou a divulgação das obras da prova de literatura do vestibular 2020/2021.

Segundo o reitor, a lista foi divulgada antes do previsto para contribuir que as pessoas fiquem em casa.

  • As obras são:
  • O Uraguai, Basílio da Gama
  • Últimos Cantos, Gonçalves Dias
  • Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo
  • Clara dos Anjos, Lima Barreto
  • Sagarana, Guimarães Rosa
  • Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto
  • Nove Noites, Bernardo Carvalho
  • Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum

A UFPR também divulgou as indicações bibliográficas das provas de filosofia e sociologia, da primeira e da segunda fase do vestibular. A bibliografia foi publicada no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Trabalho em casa

Desde sexta-feira (20), todos os servidores técnico-administrativos, professores, estagiários e terceirizados da UFPR fazem trabalho remoto.

Segundo a universidade, apenas funcionários autorizados pela reitoria podem acessar os prédios da instituição. Estes colaboradores só podem ir até a universidade para realizar atividades “essenciais e urgentes”.

G1PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.