quinta-feira, abril 25, 2024

InícioSem categoriaCadastramento de motoristas de aplicativos terá conferência em tempo real, diz Urbs

Cadastramento de motoristas de aplicativos terá conferência em tempo real, diz Urbs

Quem não fizer o cadastramento até 20/12/19 poderá ter o carro apreendido

Os motoristas de transporte por aplicativo têm até o dia 20 de dezembro para fazerem o cadastramento obrigatório no site da Urbanização de Curitiba (Urbs). O cadastro foi liberado na última segunda-feira (21) e o prazo é de 60 dias. Após esta data , o veículo conduzido por motorista não cadastrado que for flagrado sem o registro está sujeito ao recolhimento até o pátio da Superintendência de Trânsito (Setran).

A medida obedece ao decreto, assinado pelo prefeito Rafael Greca em agosto, que amplia a regulamentação do serviço na cidade.

Na manhã desta quarta-feira, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, conversou ao vivo com Paulo Sérgio Debski e Denise Mello, no Jornal da Banda B. Maia explicou que o sistema é à prova de fraudes já que faz a conferência dos dados em tempo real.

“O nosso cadastro está integrado ao Detran e aos cartórios que fornecem as certidões negativas de antecedentes criminais. Quando o motorista de aplicativo fizer a inserção dos dados, tudo será conferido em tempo real. Se ele fornecer alguma informação que não bata com os registros, o cadastramento nãos e completa. A tentativa de registro de um RG falso por exemplo, será automaticamente barrada. Não existe a possibilidade de fraude”, afirmou Maia.

O motorista deve preencher dados pessoais, como o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com anotação do exercício de atividade remunerada (Ear), endereço e dados do veículo.

Questionado, o presidente da Urbs afirmou que todos os pré- requisitos previstos na lei federal 13.640/18, como o INSS do motorista, por exemplo, estão sendo exigidos e conferidos.

“O INSS é um dos itens que precisa ser informado no cadastramento. Não é apenas uma obrigação, mas também um benefício ao motorista que fica com cobertura em caso de acidente ou qualquer outra razão de afastamento”, completou.

Convivência pacífica

Maia reforçou ainda que o cadastro é importante para valorização da categoria, segurança dos passageiros, gestão do modal no município, inibição de clandestinos e conhecimento da realidade acerca da quantidade de motoristas que prestam o serviço. A estimativa é que existam 12 mil motoristas de aplicativos de transporte em Curitiba quase quatro vezes mais que o número de taxistas.

“Temos que prover a convivência pacífica entre os taxistas e os motoristas de aplicativo. As duas categorias têm direitos e deveres. Hoje, milhares de pessoas tiram o sustento atuando nestas duas plataformas e, na situação atual do país, não há como coibir este trabalho. Nosso papel, como gestor, é fazer com que tanto a legislação federal quanto a municipal sejam cumpridas”, disse.

Com o cadastro, o presidente acrescentou que também será possível gerenciar informações ao cliente final, como reclamações, elogios e sugestões.

Regulamentação

Em novembro do ano passado, a Prefeitura publicou a atualização da regulamentação do setor, com melhorias para motoristas, usuários e condições de tráfego nas ruas de Curitiba.

O emplacamento do veículo, antes restrito a Curitiba, agora pode ser feito em qualquer cidade do país. O tempo de fabricação dos veículos autorizados a trabalhar no transporte privado de passageiros também foi ampliado. Antes limitado a cinco anos, agora esse prazo máximo é de sete anos.

A idade veicular de sete anos está em consonância com a média adotada nas principais capitais brasileiras em que o serviço opera com satisfatórios indicadores de qualidade. Para veículos elétricos ou adaptados para transporte de pessoas com deficiência o prazo permanece de até oito anos.

Em agosto, o prefeito Rafael Greca assinou um decreto em que amplia a regulamentação, com o compartilhamento de dados cadastrais dos motoristas entre empresas e a Urbs, que administra e fiscalizará o serviço no município.

BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES