Brasileiro reage no terceiro round e leva o ouro no taekwondo

29

O Brasileiro Edival Marques, o Netinho, conquistou o ouro no taekwondo, categoria até 68 kg, nesta noite de domingo (28) no Pan de Lima. Netinho venceu por 17 a 14, mas perdia por 11 a 5 até o final do segundo round. No terceiro e último round, Netinho foi para cima do seu adversário, o dominicano Bernardo Pie. O taekwondo brasileiro não ganhava um ouro em Pans há 12 anos. A última medalha de ouro do taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-americanos havia sido conquistada por Diogo Silva, no Rio de Janeiro, em 2007.

“Eu era pequeno quanto o Diogo ganhou a medalha. Meu pai queria que eu fosse jogador de futebol, mas acabei virando atleta do taekwondo. E hoje sou campeão dos Jogos Pan-americanos. Estou muito feliz. Ganhei 40 pontos no ranking olímpico e isso vai me ajudar muito na caminhada rumo aos Jogos de Tóquio 2020”, disse o atleta de 21 anos, campeão mundial juvenil e dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim, ambos em 2014.

Netinho começou a competição em Lima nas quartas de final. Ele não teve dificuldade para derrotar Juan Soto, da Costa Rica, por 30 a 17. Na semifinal, ele encarou o chileno Ignacio Morales e também venceu com certa tranquilidade, por 18 a 7. Na disputa do ouro, um duelo duro com o dominicano Bernardo Pie.
O brasileiro venceu o primeiro round por 2 a 1.  No segundo, porém, o dominicano reagiu e fez 11 a 5. Mas Netinho manteve o foco e a tranquilidade para conquistar a tão sonhada medalha de ouro com uma vitória, por 17 a 14. “Nas duas primeiras lutas eu fui muito bem. Na final, depois do segundo round, coisa ficou meio turbulenta, mas meu treinador me deu uma acalmada, fui para cima no terceiro e venci”, finalizou.

A modalidade agora tem três medalhas neste Pan. No sábado (27), Talisca Reis e Paulo Ricardo Melo, ganharam prata e bronze respectivamente.

Bem Paraná

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.