quarta-feira, abril 24, 2024

InícioCidadesJustiça prorroga afastamento de diretores de clínicas psiquiátricas de Londrina por mais...

Justiça prorroga afastamento de diretores de clínicas psiquiátricas de Londrina por mais 90 dias

Diretores foram denunciados pelo MP-PR por irregularidades encontradas nos estabelecimentos conveniados ao SUS. Defesa informou que vai entrar com pedido de habeas corpus a favor dos diretores.

A Justiça prorrogou o afastamento dos diretores de duas clínicas psiquiátricas de Londrina, no norte do Paraná, nesta quarta-feira (12). A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), e os diretores ficarão afastados das funções por mais 90 dias.

Os diretores Paulo Fernando de Moraes Nicolau e Mara Lúcia Silvestre foram afastados dos cargos após a deflagração da Operação Hipócrates. Segundo o MP-PR, foram encontradas irregularidades em prontuários médicos e dessa forma as clínicas recebiam mais dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na denúncia enviada à Justiça no dia 23 de maio, os promotores afirmam que as clínicas adiavam períodos de internações e tratamentos para conseguir mais repasses. No dia da deflagração da operação, foram encontrados inúmeros carimbos falsificados de ex-médicos e médicos que trabalham no local. Conforme o MP-PR, esses carimbos eram usados exclusivamente pela direção.

No total, 37 pessoas foram denunciadas na operação por crimes como organização criminosa, maus-tratos, cárcere privado, peculato, falsidade ideológica, lesão corporal, estupro de vulnerável, abandono de incapaz e exercício irregular da medicina.

Por meio de nota, a assessoria das clínicas psiquiátricas disse que “diante da decisão de prorrogar o afastamento a defesa vai entrar com novo habeas corpus a favor dos diretores. Ressaltamos que os pedidos anteriores não chegaram a ser julgados”.

O MP-PR pediu a prorrogação para que os diretores não tenham acesso a documentos das empresas.

G1

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES