quinta-feira, abril 25, 2024

InícioPolíticaAposentadoria de ex-governador deve entrar na pauta nos próximos dias

Aposentadoria de ex-governador deve entrar na pauta nos próximos dias

Duas propostas que geraram intensos debates em toda a sociedade entrarão na pauta de discussões do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) ainda este mês. O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), confirmou para a imprensa na última quarta-feira (08) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a aposentadoria dos ex-governadores e o projeto de lei que trata da chamada “Escola Sem Partido” deverão estar na Ordem do Dia para votação nas próximas semanas.

A Comissão Especial que analisa a PEC nº 01/2019 decidiu aguardar a votação de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) que trata do mesmo assunto. A ação entrou na pauta de julgamentos do STF no mês passado, mas não chegou a ser votada. Diante disso, o presidente da Assembleia determinou o prosseguimento dos trâmites legislativos. “Eu estabeleci um prazo para que semana que vem eles procedam com a votação do parecer. Regimentalmente, uma vez proferido o parecer não há prazo legal para incluir na pauta, mas eu farei isso imediatamente. É um compromisso que eu assumi. Eu espero que, no máximo, até quarta-feira tenhamos essa posição da comissão”. Para Traiano, é normal que a comissão tenha prudência ao tratar de um tema que também está em debate no STF. “A comissão estava sendo prudente, porque é uma decisão que pode desencadear uma decisão jurídica futura dependendo do resultado da votação aqui na Assembleia”. 

Tramitação –O relator do texto na comissão já apresentou parecer favorável tanto ao texto original da PEC como a emenda apresentada por 32 deputados. Na ocasião, um pedido de vista adiou a votação do parecer. Depois de aprovado pela Comissão Especial, o parecer precisa ser publicado em Diário Oficial e só então estará apto para entrar em debate no Plenário. A PEC nº 01/2019, de autoria do Poder Executivo, revoga o § 5º do art. 85 da Constituição do Estado do Paraná, que estabelece o pagamento de subsídio mensal e vitalício para quem tiver exercido em caráter permanente o cargo de governador do Estado. Já a emenda prevê a extinção do pagamento do subsídio mensal e vitalício a ex-governadores ou a suas viúvas, inclusive aos atuais beneficiários. Atualmente, 11 ex-governadores e viúvas recebem o benefício.

Escola sem Partido –Já o projeto de lei nº 606/2016, que institui no sistema estadual de ensino o Programa “Escola sem Partido”, recebeu mais um parecer favorável nesta quarta-feira e também seguirá para votação em Plenário. O projeto tem pareceres favoráveis de quatro comissões da Casa. “Uma vez aprovado em todas as comissões pertinentes eu vou pautar. Esse assunto já tomou muito tempo e a definição é de Plenário. Que for a favor vota favorável e quem não for vota contra. Portanto, tão logo eu tenha essa informação definitiva eu vou incluir na pauta com a maior rapidez possível”, esclareceu o presidente.

Alep

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES