sexta-feira, abril 19, 2024

InícioDestaquesBolsonaro lança Centro Integrado de Inteligência em Curitiba

Bolsonaro lança Centro Integrado de Inteligência em Curitiba

Em cerimônia rápida, o presidente Jair Bolsonaro lançou nesta sexta-feira (10), em Curitiba, o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul). O ministro da Justiça, Sergio Moro, também participou da solenidade. O serviço vai reunir 70 bases de dados de sistemas de dados de agências de inteligência e segurança pública dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Esta foi a primeira visita de Bolsonaro a Curitiba desde que foi eleito presidente da república. No evento de lançamento, o chefe de estado aproveitou para destacar que os casos de violência reduziram 25% no primeiro trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O ministro Sérgio Moro destacou que a segurança pública precisa de mais recursos e investimentos, no entanto, é importante “fazer o melhor com aquilo que já temos”. “O melhor meio de realizar é com a integração. Integração é tudo”, defendeu. Moro afirmou ainda que a previsão é implementar um Centro Integrado em cada região do país. Além da região Sul, a região Nordeste também conta com o sistema, inaugurado no ano passado em Fortaleza. 

Decreto das armas

O presidente defendeu, em Curitiba, o decreto que facilita a posse de armas no Brasil. Bolsonaro afirmou que teve “a felicidade de assinar agora um decreto mais amplo, no limite da lei”, que confere ao “cidadão de bem” o direito de defesa. O político sustentou a decisão citando o referendo das armas de 2005, quando a maioria da população brasileira foi contra a proibição da venda de armas e munições no País.

Colaboração Carolina Gabardo Belo e Angelo Sfair/Massa News

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES