sábado, abril 20, 2024

InícioDestaquesUFPR tem 127 bolsas de mestrado e doutorado congeladas pelo governo

UFPR tem 127 bolsas de mestrado e doutorado congeladas pelo governo

A notícia vem depois da decisão do governo de cortar 30% das verbas destinadas a todas as instituições federais de ensino do país

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá 127 bolsas de mestrado e doutorado suspensas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).

A notícia vem depois da decisão do governo de cortar 30% das verbas destinadas a todas as instituições federais de ensino do país. Na UFPR, essa porcentagem representa R$ 48 milhões, que seriam usados para o pagamento de serviços essenciais, como água, luz, telefone e limpeza.

Além da ausência desse recurso, que pode resultar na interrupção das atividades da UFPR no segundo semestre, o governo decretou também o congelamento das bolsas de pós-graduação.

De acordo com a instituição, esse corte atinge os alunos que acabaram de ingressar no mestrado ou doutorado e que usariam as bolsas deixadas por estudantes que já haviam terminado os cursos.

No período de troca do beneficiários, as bolsas ficam de um a três meses sem atribuição, mas, depois disso, são realocadas para pós-graduandos. Segundo a UFPR, os estudantes que já recebem bolsas não serão afetados pela medida.

A universidade afirmou ainda que vai se mobilizar junto ao governo federal para recuperar as bolsas suspensas. Atualmente, mais de 470 projetos de pesquisa são desenvolvidos na instituição.

O que diz a Capes

O presidente da Capes, Anderson Correia, disse em coletiva nesta quinta-feira (9) que o “congelamento de bolsas ociosas representa 1,75% do total de 200 mil benefícios destinados à pós-graduação e formação de professores da educação básica”.

No total, a Capes congelou 4.798 bolsas “que não estavam sendo utilizadas no mês de abril”. “A medida é parte das ações da instituição para cumprir o contingenciamento na administração pública federal. A decisão foi tomada para conseguir fazer um diagnóstico da situação para fazer ajustes pontuais”, afirmou Correia.

Bandab

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES