sexta-feira, abril 19, 2024

InícioSaúdeCinco unidades de saúde de Curitiba abrem nesta sábado para vacinação contra...

Cinco unidades de saúde de Curitiba abrem nesta sábado para vacinação contra febre amarela

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos

Há dois meses Curitiba oferta uma opção extra para a população se vacinar contra a febre amarela, abrindo algumas das unidades de saúde aos sábados pela manhã. Neste sábado (6/4), cinco unidades de saúde estarão de portas abertas: Xapinhal (Vila Xapinhal), Vila Feliz (Novo Mundo), São José (CIC), Moradias da Ordem e Moradias Santa Rita (Tatuquara).

“Com essa estratégia conseguimos ampliar significantemente a nossa cobertura contra a febre amarela. Desde que passou a fazer parte do esquema vacinal dos curitibanos, em julho do ano passado, tivemos grandes avanços”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira.

Antes, a recomendação era apenas para curitibanos que fossem viajar para as áreas consideradas de risco no Brasil ou para países que exigem comprovação dessa imunização.

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos. A cobertura vacinal nessa população subiu de 21%, em julho de 2018, para 56%, neste ano.

Este ano já foram aplicadas 280.168 mil doses da vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde de Curitiba, superando as 243.932 aplicações em todo o ano de 2018.

A vacinação aos sábados pela manhã foi adotada no início de fevereiro, embora Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela. Desde a confirmação do primeiro caso da doença no Paraná, em 28 de janeiro, a procura pela vacina aumentou.

Além da oferta aos sábados, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde de Curitiba.

Indicação

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos. A dose é contraindicada para crianças menores de 6 meses ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

Em Curitiba, para gestantes e mulheres que amamentam bebês menores de 6 meses, a orientação é vacinar apenas aquelas que frequentam ou moram em sítios ou áreas de matas, onde há o risco de contaminação. As mães que amamentam bebês maiores de seis meses podem se vacinar sem restrições.

Vacinação contra a febre amarela neste sábado (6/4)
8h às 12h – Unidade de Saúde Xapinhal (Rua Helbe de Macedo, s/n, Vila Xapinhal)
8h às 12h – Unidade de Saúde Moradias Santa Rita (Rua Adriana Zago Bueno, 743, Tatuquara)
8h às 12h – Unidade de Saúde Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)
9h às 13h – Unidade de Saúde Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866 Novo Mundo)
8h às 12h – Unidade de Saúde São José (Rua Piraí do Sul, 280, CIC)

BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES