A Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma ação de fiscalização no Parque Natural Municipal Lagoa do Parado, Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná.
Durante a operação, a equipe gestora e de fiscalização identificou pontos de acampamento supostamente utilizados para a prática irregular de pesca no interior da unidade de conservação. As estruturas encontradas foram removidas, em conformidade com a legislação ambiental vigente e com os objetivos de proteção da área.
O Parque Natural Municipal Lagoa do Parado é considerado um dos principais berçários da vida marinha da Baía de Guaratuba e abriga um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do litoral paranaense. Entre as espécies protegidas está o bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris), ave endêmica de áreas alagadas e ameaçada de extinção.
A relevância ambiental da região contribuiu para que, em 2017, a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Guaratuba recebesse o reconhecimento internacional como Sítio Ramsar, título concedido a áreas úmidas de importância mundial para a conservação da biodiversidade. O reconhecimento destaca o papel estratégico do parque na proteção dos recursos hídricos e na preservação dos ecossistemas costeiros.
As ações de fiscalização e proteção ambiental vêm sendo ampliadas por meio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná. Os investimentos realizados fortaleceram a estrutura de trabalho das equipes que atuam nas Unidades de Conservação do município, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento das atividades de monitoramento, fiscalização e conservação.
Atualmente, as iniciativas contam com a parceria do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), instituição que apoia o fortalecimento das políticas públicas voltadas à conservação da natureza e à proteção do patrimônio ambiental do litoral paranaense.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que, por se tratar de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, são proibidas atividades como pesca, caça, retirada ou supressão de vegetação, acampamentos e quaisquer outras ações que possam causar impactos ambientais no interior do Parque Natural Municipal Lagoa do Parado. A colaboração da população é fundamental para garantir a preservação desse importante patrimônio natural para as atuais e futuras gerações.
Nova unidade de conservação
O fortalecimento das ações de fiscalização e conservação ambiental em Guaratuba também avança com a proposta de criação do Parque Natural Municipal Castel Novo. A nova Unidade de Conservação de Proteção Integral tem como objetivo preservar um importante remanescente de Mata Atlântica do município, assegurando a conectividade entre áreas naturais, a proteção de centenas de espécies nativas e a conservação do patrimônio ambiental frente às pressões da expansão urbana.
Foto: Edgar Fernandez
