Em breve, mais de 130 residências da comunidade Figueira, região do Balneário Shangri-Lá, terão instalação de água feita Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). A oferta do serviço passa a ser possível após a regularização fundiária realizada no final de 2023, quando a Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, entregou os títulos de propriedade aos moradores.
Vivendo agora em área legalizada, os moradores podem considerar seu verdadeiro lar o lugar onde moram, informar endereço e contar com serviços públicos que só podem chegar a regiões regularizadas.
No sábado (6) foi realizada uma ação para recadastramento de residências e moradores que vai possibilitar a ligação definitiva da rede de água da Sanepar. O posto de atendimento da Prefeitura foi montado no final da Rua Guaratuba. O prefeito Rudão Gimenes compareceu à ação e disse que o objetivo é levar infraestrutura e dignidade à população.
Também esteve na Figueira a vereadora Nega Borges. Rudão destacou que o valor da tarifa social de água da Sanepar (Água Solidária) vai beneficiar muita gente que poderá solicitar a inclusão no programa. Foi a segunda ação realizada pela Prefeitura na comunidade visando recadastrar residências e moradores para que a Sanepar possa dar início ao trabalho e realizar a ligações na área regularizada, uma antiga reivindicação de quem vive no local.
Além da Figueira, já foram entregues centenas de títulos de propriedade à outras comunidades como Costa Esmeralda e Praia Mansa. O maior programa de regularização fundiária do município está em andamento na Chácara São Pedro, onde a previsão é beneficiar mais de mil famílias com a entrega definitiva dos títulos de propriedade.