sábado, março 2, 2024

InícioDestaquesA pedido das prefeituras, Sanepar manterá serviço de limpeza das praias até...

A pedido das prefeituras, Sanepar manterá serviço de limpeza das praias até o dia 28

A Sanepar estenderá o serviço de limpeza das praias até 28 de fevereiro, em vez de encerrar a ação na terça-feira de Carnaval (13), como estava previsto. A decisão atende um pedido das prefeituras de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, onde a coleta de resíduos nas areias é feita diariamente desde 16 de dezembro.

A Sanepar também manterá as ilhas de hidratação nas arenas de shows de Matinhos em Pontal do Paraná. Em cada arena, são três ilhas e 18 torneiras que abastecem com água potável o público durante os eventos.

O secretário do Meio Ambiente de Matinhos, Sergio Cioli, explica que a solicitação foi feita porque, mesmo com o encerramento de boa parte das atividades do Verão Maior Paraná, o fluxo de turistas ainda será grande. Nos últimos fins de semana de fevereiro, estão programados shows musicais, promovidos pelo Governo do Estado. O fato de o feriado de Carnaval ser no meio do mês também contribui com o movimento nas cidades litorâneas por mais tempo.

“Esse apoio da Sanepar é muito importante para nós. Conversei com os secretários dos outros municípios e todos concordamos que é necessária a extensão do serviço para manter as nossas praias limpas e oferecer mais conforto aos visitantes”, afirma.

COLETAS – Até o último domingo (10), foram coletadas 255 toneladas de resíduos nas praias. Do total, 189 toneladas são material orgânico, e 65 de lixo reciclável. Os resíduos são separados nas areias pelas equipes da limpeza. O material reciclável é destinado para as associações de coletores dos municípios, gerando renda para essas instituições. E o que é orgânico é encaminhado pelas prefeituras para aterros.

Neste ano, a Sanepar contratou 143 pessoas para o serviço da limpeza das praias. O serviço é feito todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, da 8h30 às 11h50 e das 14h às 17h30. A extensão diária é de 48 quilômetros de praia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

AEN

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES