domingo, abril 28, 2024

InícioEconomiaPresidente do BC conta o que vai acontecer com cartão de crédito...

Presidente do BC conta o que vai acontecer com cartão de crédito com a chegada do real digital

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou há pouco que a indústria brasileira de cartão de crédito vai mudar muito nos próximos três ou quatro anos. Uma das mudanças, disse, será o fim do uso físico, devido à introdução da moeda digital.

A declaração foi feita durante participação no painel “Brazil’s Payments Revolution — A Model for the World” – “A revolução dos pagamentos no Brasil, um modelo para o mundo” -, promovido pela Americas Society/Council of the Americas, em Miami, nos Estados Unidos.

Campos Neto comentou que, na área da tecnologia, há “mais coisas para fazer do que já fizemos”. Ele lembrou que está em andamento o “Open Finance” e o desenvolvimento do Drex, a futura moeda digital brasileira, mas que há ainda o que avançar em termos de tokenização e monetização de dados.

“Eu acho que devemos ter carteiras digitais offline. Os bancos ainda não desenvolveram isso”, disse, projetando o que deve acontecer no futuro. Ele também destacou a possibilidade de as pessoas monetizarem as suas carteiras.

Campos Neto falou que um desafio é fazer o Pix, o sistema instantâneo de pagamentos, funcionar em menor número de cliques. “Hoje você tem que usar o rosto, dar dois, três cliques”, comentou.

“O Pix é programável, as oportunidades são ilimitadas”, disse.De acordo com o chefe da autoridade monetária brasileira, os bancos centrais também precisam pensar cada vez mais em tecnologia que, segundo ele, é a maior forma de democratizar o sistema financeiro.

“Espero que próximo presidente do BC saiba mais de tecnologia que eu”, afirmou. Ele deixa o comando do BC brasileiro no fim de 2024.

Durante o evento, o Pix receberá o prêmio Bravo Beacon of Innovation Award, atribuído pelo Council of the Americas (COA), organização internacional que representa segmentos da economia e reconhece excelência e liderança nos negócios e na política no mundo ocidental.

Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES