segunda-feira, maio 20, 2024

InícioGuaratubaGuaratuba sedia 1° etapa da formação de professores da Educação Especial da...

Guaratuba sedia 1° etapa da formação de professores da Educação Especial da UFPR/Litoral

Na sexta-feira (23) a equipe do Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Educacional Especializado (CMAE) e professores da Educação Especial de Guaratuba receberam os profissionais da educação de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaraqueçaba para a 1ª etapa da formação de professores em educação especial na perspectiva educação inclusiva no Litoral do Paraná, que deu continuidade ao tema “Público-alvo da Educação Especial: Características e práticas de ensino” iniciado na sede da UFPR em Matinhos.

A finalidade do evento é promover discussões e reflexões sobre atividades e práticas pedagógicas adaptadas que potencializam as condições de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.

Na ocasião estavam presentes o prefeito Roberto Justus e a secretária da Educação Fernanda Monteiro que desejaram boas-vindas aos professores e uma ótima capacitação visando a qualidade de ensino na Educação Especial.

A professora Natália Gomes da UFPR/Litoral disse que a formação dos professores foi pensada em conhecer e refletir sobre a realidade e a necessidade dos professores da educação especial, que acontece por meio do diálogo e a troca de práticas pedagógicas pensando na relação teoria e prática com foco nos alunos público alvo da Educação Especial. “Sendo assim, é possível identificar as demandas do dia a dia na sala de aula e refletir quais são as possibilidades de aperfeiçoarmos tanto o trabalho docente quanto a organização de uma escola efetivamente inclusiva”, concluiu. 

A capacitação é composta por 7 módulos, cada um será realizado em um município participante (Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba). Dessa forma, é possível o compartilhamento das práticas de cada município, assim como a criação de uma rede de trocas e apoio na questão da inclusão no Litoral do Paraná.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES