quarta-feira, abril 24, 2024

InícioCulturaDia da Independência do Brasil: A longa viagem de Dom Pedro 1º...

Dia da Independência do Brasil: A longa viagem de Dom Pedro 1º que culminou no Grito do Ipiranga

Que “ouviram do Ipiranga as margens plácidas” você já sabe, então não é preciso dizer que o episódio que entraria para a história do Brasil como a Independência, em 7 de setembro de 1822, ocorreu em São Paulo — no hoje bairro do Ipiranga, às margens do córrego do Ipiranga — e não no Rio de Janeiro, sede do governo à época.

Mas o que fazia o intrépido dom Pedro pelas bandas paulistas? Por que essa viagem, a cavalo e mula, do Rio até São Paulo, pelo Vale do Paraíba, culminou no Grito do Ipiranga? O que fez o jovem nobre pelo caminho, neste périplo que ele iniciou como príncipe e terminou como imperador?

Em busca dessas respostas, o pesquisador Paulo Rezzutti refez o trajeto, baseado no relato escrito em 1864 por um dos membros da comitiva de Dom Pedro, o major reformado Francisco de Castro do Canto e Melo, irmão da Marquesa de Santos.

“Foram seis dias em que percorremos 1,3 mil km”, conta Rezzutti, que é autor, entre outros, de D. Pedro: A História Não Contada, biografia do primeiro imperador do Brasil.

A viagem de Dom Pedro— que se estenderia por quase um mês — era importante do ponto de vista político. A província de São Paulo vivia um momento conturbado, com um princípio de motim em que parte da elite ameaçava se recusar a cumprir ordens da capital.

BBC

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES