Volta da energia elétrica pode demorar até sete dias em locais mais afetados por temporal, diz Copel

0
376

40 horas após temporal, 140 mil unidades consumidoras continuam sem fornecimento de energia elétrica no Paraná.

Algumas regiões afetadas pelo temporal de terça-feira (30) podem ficar até sete dias sem fornecimento de energia elétrica até que os reparos na rede sejam concluídos e o serviço seja restabelecido, afirmou o gerente de Departamento de Manutenção na Copel Distribuição, Rafael Eichelberger.

Cerca de 40 horas após o temporal, 140 mil unidades consumidoras em todo o Paraná estão sem fornecimento de energia elétrica.

“É complicado dar uma previsão. Ontem nos tínhamos uma estimativa, mas ao final do dia nós vimos que os estragos foram muito grandes. Pode levar uma semana para regularizar o último consumidor, ou até passar disso. É muito serviço mesmo”, afirmou o gerente da companhia.

A chuva com ventos fortes gerou prejuízos em 65 cidades, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil.

Segundo o gerente da Copel, estão sendo priorizados os locais mais críticos, em que houve queda de postes e rompimento de cabos, e com mais consumidores afetados.

Cerca de 1,8 milhão de unidades ficaram sem luz em algum momento, de acordo com a companhia. “Isso representa cerca de 40% do estado. Foi, sem dúvida, o evento mais forte que a gente tem registro na história da Copel, mais do que o dobro do que já tínhamos registrado”, disse Eichelberger.

1,8 milhão de unidades chegaram a ficar sem luz após temporal em todo o Paraná — Foto: Reprodução/RPC

1,8 milhão de unidades chegaram a ficar sem luz após temporal em todo o Paraná — Foto: Reprodução/RPC

O litoral e a Região Metropolitana de Curitiba são as regiões mais afetadas no estado, com 83 mil unidades consumidoras sem energia. Só na capital, na manhã desta quinta-feira (2), 16 mil unidades estão sem luz.

Na região Centro-Sul do estado são 31 mil unidades sem fornecimento de energia e no oeste do estado são 20 mil unidades sem luz.

“A Copel parou outras áreas para se dedicar à manutenção do sistema. Nos voltamos para retomar o sistema”, afirmou.

Abastecimento de água

A queda de energia também afetou o abastecimento de água em bairros de Curitiba e região metropolitana.

O rompimento afeta o abastecimento de forma parcial nas regiões dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara, em Curitiba, e Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera, em Araucária, e Eucaliptos, Hortência, Iguaçu, Nações, Santarém, Santa Terezinha, Dos Estados, Iguaçu, Santa Terezinha, Jd. São Lourenço, Jd Brilhante, Jd Kokubo e Ipê, em Fazenda Rio Grande.

Os serviços de conserto devem acontecer até as 12h desta quinta-feira (2) e a normalização do abastecimento deve ocorrer a partir das 18h, de forma gradativa, segundo a Sanepar.

G1PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.