Universidade de Curitiba cancela 12 cursos às vésperas do início das aulas

0
533

A Universidade Positivo (UP), comprada no final do ano passado pela empresa Cruzeiro do Sul Educacional, cancelou 12 cursos por falta de alunos. O problema é que os calouros  alegam que foram avisados no último dia 21,  às vésperas do início das aulas, na próxima segunda (3) e agora correm o risco de não conseguir vagas em outras instituições. 

É o caso de Giovana Zen, que se matriculou no curso de Matemática da UP, transferida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Segundo a mãe dela, Cleide Cristina Zen, a estudante resolveu mudar de universidade pelo preço e pela localização e agora, como foi avisada em cima da hora, corre o risco de perder o semestre, caso volte para a PUCPR. “Como ficamos agora? Eles perderam o semestre e ficaram na frustração”, afirma Cleide, que também reclama da falta de informações sobre como proceder. “Você liga na universidade e ninguém sabe nada a respeito, se recusam a dar informações, a dar explicações. E tudo em cima da hora. Isso é caso de polícia, de ação na justiça e de consumidor”. 

A UP informa que os alunos afetados pelo cancelamento dos cursos terão 30% de desconto caso decidam mudar para outro curso de Graduação presencial ofertado pela instituição, exceto Medicina, para iniciar os estudos no primeiro semestre de 2020. “Quem escolheu uma profissão não muda assim. Não tem cabimento”, reclama Cleide. A portaria número 966 de 21/02/2020 da Universidade informa também que o aluno que não concordar com a transferência poderá escolher cancelar sua matrícula para 2020 e obter a devolução de 100% do valor pago. Segundo a UP, essa possibilidade de cancelamento de curso por falta de alunos está prevista no contrato inicial. 

A assessoria de imprensa reforçou que o cancelamento vale somente para os alunos que estão ingressando agora na Universidade. Para aqueles cursam a partir do segundo ano, os veteranos, as aulas continuam normalmente.

Veja os cursos de Graduação presenciais com oferta cancelada para ingresso no 1º semestre de 2020 na Universidade

Física – Câmpus Sede (Ecoville)

Matemática  – Câmpus Sede (Ecoville) 

Análise de Desenvolvimento de Sistemas – Câmpus Sede (Ecoville

Ciência de Dados e Inteligência Artificial – Câmpus Sede (Ecoville)

Engenharia de Software Bacharelado  -Câmpus Sede (Ecoville)

Jogos Digitais – Santos Andrade 

Sistemas de Informação – Câmpus Sede (Ecoville)

Design de Moda Bacharelado  – Santos Andrade 

Design Visual Bacharelado – Santos Andrade 

Design Fotografia Tecnólogo – Santos Andrade

Design de Interiores Tecnólogo – Câmpus Sede (Ecoville)

Engenharia de Energia Bacharelado – Câmpus Sede (Ecoville) 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.