quinta-feira, abril 25, 2024

InícioSaúdeMistura errada de remédios faz crianças desenvolverem ‘síndrome de lobisomem’

Mistura errada de remédios faz crianças desenvolverem ‘síndrome de lobisomem’

As crianças afetadas devem se recuperar dentro de algumas semanas, segundo médicos

Várias crianças na Espanha registraram um crescimento anormal de cabelos depois de receber medicação incorreta, segundo autoridades locais. O crescimento anormal lembra a “síndrome de lobisomem”, ou hipertricose.

Dezessete casos foram relatados nas regiões de Cantábria, Valência e Granada.

As crianças desenvolveram os sintomas após receberem remédios para uma doença estomacal. A mistura incluía um medicamento usado para tratar calvície, disseram autoridades reguladoras.

“A testa, as bochechas, os braços, as pernas e as mãos do meu filho estavam cobertas de pêlos … foi muito assustador”, disse uma mãe.

Uma investigação da agência reguladora de saúde espanhola, a Aemps, atribuiu o problema a uma fórmula receitada aos pais para tratar o refluxo gastroesofágico – um problema muscular que provoca refluxo ácido do estômago – em seus filhos pequenos.

Um medicamento que deveria conter omeprazol (um remédio para enjoo) na verdade continha minoxidil, um princípio ativo que estimula o crescimento do cabelo, disseram os reguladores.

Um relatório publicado no site da Aemps disse que o remédio foi distribuído por uma empresa farmacêutica na região de Málaga, na Espanha.

Os primeiros casos foram relatados em julho deste ano, e o produto foi retirado do mercado.

Nesta quarta-feira (28), o Ministério da Saúde da Espanha disse que um lote da fórmula de tratamento do cabelo havia sido rotulado incorretamente e se misturou com a medicação para o estômago devido a um “erro interno”.

O centro de distribuição da empresa farmacêutica permanece fechado enquanto a investigação continua.

Espera-se que os sintomas das crianças melhorem dentro de algumas semanas à medida que o excesso de cabelo caia, disseram os pais.

BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES