quinta-feira, abril 18, 2024

InícioDestaquesAgência aponta irregularidades em estrutura de ferry boats e cobra correções

Agência aponta irregularidades em estrutura de ferry boats e cobra correções

Nesta semana, o órgão cobrou mais uma vez a correção desses problemas por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) alertou para diversas irregularidades registradas nos ferry boats que fazem a travessia da baía de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Nesta semana, o órgão cobrou mais uma vez a correção desses problemas por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Segundo o diretor-presidente da Agepar, Omar Akel, as medidas foram requeridas em outubro do ano passado, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). O acordo firmado ocorre no momento em que a concessionária que administra os ferry boats enviou para a agência as novas tarifas do serviço para análise.

“Nós fizemos uma vistoria no ano passado para verificar se o DER estava atuando dentro das suas atribuições e encontramos um conjunto de desconformidades. Entre elas, estão plataformas de embarque com manutenção precária, falta de sinalização e problemas de obstrução e sujeira nos passeios. Registramos ainda o excesso de veículos, o que elimina o espaço para os pedestres, que devem fazer a travessia fora dos carros”, relatou Akel em entrevista..

Além disso, o diretor também se mostrou preocupado com o contrato de concessão dos ferry boats, que termina em abril. “Em outubro nós já tínhamos alertado o DER e pedido que nos encaminhasse quais decisões estavam tomando para a nova licitação. Depois que recebemos a solicitação do reajuste, voltamos a falar sobre o assunto. Na ocasião, o Departamento se comprometeu a agilizar ao máximo esse procedimento, para que possamos, enfim, discutir a tarifa”, completou.

De acordo com Akel, uma nova vistoria da Agepar nos ferry boats está marcada para a próxima semana, depois do Carnaval. A expectativa é de que as correções comecem a ser realizadas em breve, assim como as ações para a nova licitação.

Sobre o caso, a reportagem entrou em contato com o DER e aguarda retorno.

Travessia de Guaratuba

A travessia da baía de Guaratuba funciona 24 horas por dia. Seis embarcações são usadas no trajeto de 1,2 quilômetro: Piquiri, Guaraguaçu e Nhundiaquara, com capacidade para 48 veículos e 100 pessoas cada uma; Balsa Sônica III/Guaratuba I, transporta até 76 veículos e 150 pessoas; Balsa Rainha de Guaratuba/F.Andreys VII, com capacidade para 84 veículos e 200 pessoas e Balsa Rainha da Ilha de São Francisco/F. Andreys V, para 65 veículos e 150 pessoas.

Fonte: BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES