domingo, junho 28, 2026

InícioGuaratubaSaúde de Guaratuba é reforçada com repasse de R$ 763,5 mil do...

Saúde de Guaratuba é reforçada com repasse de R$ 763,5 mil do Estado para atendimentos especializados

O prefeito Mauricio Lense participou, na quinta-feira (25), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, do anúncio que garantiu a Guaratuba R$ 763.521,00 para fortalecer os serviços de saúde pública. O anúncio foi realizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que oficializou o repasse de R$ 202,1 milhões aos 399 municípios paranaenses para ampliar o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS).


O recurso será transferido diretamente do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde e poderá ser utilizado na realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e contratação de serviços de média complexidade, contribuindo para reduzir filas e agilizar o atendimento à população.


O valor destinado a Guaratuba e a todos os municípios do estado foi definido pelo critério de distribuição per capita, com base na estimativa populacional de 2025 do IBGE.
Para o prefeito Mauricio Lense, o investimento fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido na saúde do município.


“É um recurso importante que entra diretamente no Fundo Municipal de Saúde e que já poderá ser utilizado para reforçar os atendimentos. Com isso, teremos ainda mais agilidade na realização de consultas e exames, ampliando a capacidade de atendimento e contribuindo para diminuir ainda mais as filas que já vêm sendo reduzidas em Guaratuba”, destacou.


Segundo o Governo do Estado, o objetivo do investimento é ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços ambulatoriais de média complexidade. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que os municípios priorizem pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória e encaminhamento para cirurgias eletivas.


Os recursos poderão ser executados diretamente pelos municípios, por meio da rede própria, de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os valores não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal, obras ou aquisição de equipamentos.


Acompanharam o prefeito no evento o vereador Zaqueu Clarinda e o secretário municipal da Habitação, Itamar Cidral da Silveira Júnior.

Com informações AEN/PR
Foto de capa: Ass. Comunicação Paranaguá-PR

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES