sexta-feira, dezembro 13, 2024

InícioDestaquesPontal do Paraná: Aluno do Colégio Hélio foi o único medalhista do...

Pontal do Paraná: Aluno do Colégio Hélio foi o único medalhista do litoral na olimpíada paranaense de matemática

Na última terça-feira (26), o aluno Davi Silva Zarimniak, da 6º série D do Colégio Estadual Cívico-Militar Hélio Antônio de Souza, entrou para a história ao ser o único estudante do litoral paranaense a receber uma medalha na edição 2024 da OPRM – Olimpíada Paranaense de Matemática, organizada pela UFPR – Universidade Federal do Paraná.

A olimpíada de matemática acontece todos os anos e é direcionada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o estado do Paraná.

Todos os alunos destas escolas participam das provas de matemática já concorrendo na OPRM, porém existe uma nota de corte, para passar para a segunda fase. As provas são feitas separadas em níveis, organizadas da seguinte forma:

  • Nível 1 (6°e 7° séries).
  • Nível 2 (8°e 9° séries).
  • Nível 3 (ensino médio).

FEIRA NA MATEMÁTICA

No auditório do Colégio Adventista, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, o pontalense Davi, de 11 anos, que reside no balneário Praia de Leste, subiu ao palco para receber a medalha de Bronze do nível 1, representando todo litoral.

A cerimônia reuniu estudantes e seus familiares, professores, coordenadores e demais membros das escolas e colégios, além da mesa diretiva, composta por representantes da UFPR, como a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Exatas Alexandre Trovon, a coordenadora de Políticas de Graduação da UFPR Maria Tereza Carneiro Soares, o coordenador geral da OPRM José Carlos Corrêa Eidam e o conselheiro do CEE – Conselho Estadual de Educação do Paraná Jacir Venturi.

O evento contou com as tradicionais entregas de medalhas, menções honrosas e premiações aos colégios com destaque.

A mãe, Alanna Figueiredo Silva Zarimniak, falou da emoção de ver seu filho participando pela primeira vez de uma olimpíada de matemática e chegando tão longe: “Ele é motivo de orgulho. Sempre foi! É um ótimo aluno e vê-lo subir ao palco para receber a medalha foi emocionante. Tão novinho, de uma cidade pequena, de escola pública, ser o único medalhista do litoral, realmente é um grande feito. Sei que ele está no caminho certo”, contou orgulhosa sua mãe.

Por: Luiz Michelin Junior – Jornalista | Acontece em Pontal

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES