O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), criou um núcleo de pesquisa voltado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos sobre tecnologia e ciência. Uma das principais áreas de pesquisa é a que se refere a veículos movidos à eletricidade (eletromobilidade).
O Observatório da Transformação Digital e Gestão Sustentável do Estado do Paraná (OTGS), como é chamado o grupo, tem a finalidade de monitorar e analisar tendências e impactos da transformação digital no governo e nos diferentes setores da sociedade, além de promover iniciativas que possam contribuir para a aceleração e desenvolvimento de competências digitais.
O grupo de pesquisas receberá auxílio de 30 residentes técnicos da 2ª edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre), com previsão de início das atividades em julho.A residência técnica é uma política pública de Estado coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Os programas contemplam diferentes áreas e envolvem atividades práticas em órgãos do governo e cursos de pós-graduação lato sensu (especialização).
A Restec Integre conta com a parceria da Sei e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), instituição de ensino superior responsável pelo curso de especialização dos residentes.
AEN
