terça-feira, abril 28, 2026

InícioDestaquesGestão ambiental da Portos do Paraná recebe prêmio nacional e reconhecimento em...

Gestão ambiental da Portos do Paraná recebe prêmio nacional e reconhecimento em eventos da ONU

Com mais de 20 programas permanentes, os portos paranaenses se posicionaram novamente em 2022 como referência na área ambiental. Além de receber o prêmio pelo alto Índice de Gestão Ambiental, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o reconhecimento veio das três últimas Conferências do Clima, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, 2021 e 2022, em que o Porto de Paranaguá foi a única autoridade portuária a participar.

Todos os projetos ambientais e monitoramentos executados pela Portos do Paraná têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do qual a empresa pública é signatária.O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressalta que o convite foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela empresa pública na área ambiental. “Fomos, novamente, a única autoridade portuária entre todas do mundo convidada a palestrar em um evento da ONU. Isso demonstra que, além de ser reconhecidos no Brasil como a melhor gestão pública portuária, pelo Ministério da Infraestrutura, também somos vistos no exterior pelo trabalho na área ambiental”, explica.

A empresa pública possui uma diretoria específica para tratar o tema, com biólogos e engenheiros ambientais no quadro fixo. Além disso, a autoridade portuária conta com uma empresa contratada exclusivamente para as ações de meio ambiente.São 20 colaboradores permanentes, em Paranaguá e mais 50 profissionais especializados. “O desenvolvimento sustentável é possível e o Paraná tem provado isso ao longo do tempo. A cada ano, nossas atividades mostram a importância de investir em programas para proteger a baía de Paranaguá e conscientizar as gerações futuras”, explica o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

AÇÕES – Os programas ambientais são classificados em três meios de atuação: físico, biótico e socioeconômico. Em 2022, no mar, foram realizadas em 1.738 verificações documentais de navios para gerenciamento da água de lastro e 34 inspeções a bordo para avaliação da salinidade da água de lastro e educação ambiental com os tripulantes.

As equipes também coletaram 351 amostras de água, em 12.636 análises de parâmetros feitas. Do fundo das baías de Paranaguá e Antonina foram retiradas 92 amostras de sedimentos, resultando em mais de 12.636 mil parâmetros analisados.Em terra, as equipes fizeram mais de 5.200 medições da qualidade de fumaça expelida por caminhões e outras máquinas.

Além disso, a qualidade do ar foi monitorada durante 129 dias em 12 pontos de Paranaguá e três em Antonina. Nas avaliações de ruídos, foram 568 medições, totalizando 47 horas em 21 pontos de Paranaguá e oito pontos de Antonina.Os resultados são expressivos, também, na comunicação com a população, com quatro campanhas promovidas: 1.120 spots de rádio, 16 campanhas publicitárias em jornais de grande circulação local e a divulgação de 28 outdoors sobre os programas ambientais da Portos do Paraná.

RESÍDUOS SÓLIDOS – Durante os 12 meses foi prestado apoio à fiscalização da gestão de resíduos, com mais de 1.100 inspeções nos pontos de coleta seletiva, referentes às condições de segregação e armazenamento e mais de 100 inspeções de varrição mecanizada, quanto à eficiência da limpeza e condição dos equipamentos. Também ocorreram 24 treinamentos sobre gestão de resíduos com colaboradores portuários.

GESTÃO DE RISCOS – O controle ambiental é feito 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados. São contabilizadas em torno de 3.000 abordagens de conscientização a aproximadamente 2.600 trabalhadores portuários, além de mais de 9.500 inspeções ambientais de operações e serviços portuários em apenas seis meses com sistemática eletrônica.

AEN

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES