quinta-feira, abril 25, 2024

Inícioportos e naviosPortos do Paraná inicia obra de retirada das pedras da Palangana na...

Portos do Paraná inicia obra de retirada das pedras da Palangana na sexta

A Portos do Paraná divulgou nesta quarta-feira (1º) que as obras de dragagem por derrocamento das Pedras das Palanganas terão início na sexta-feira (3), no período da tarde. O início depende das condições operacionais, meteorológicas e ambientais, e o cronograma está sujeito a alterações por essas intercorrências.

Conforme exigido pela licença, os programas de monitoramento e comunicação já estão em andamento e permanecem ativos até o final da obra. Equipamentos de segurança já foram testados e estão prontos para operar.

Com a remoção dos pontos mais rasos do complexo de rochas subterrâneas, o risco de encalhe de navios e desastres ambientais será minimizado. A profundidade atual, que no trecho mais crítico é inferior a 12 metros, será atualizada e a expectativa é que passe para 14,6 metros.

O investimento previsto é de quase R$ 23 milhões e a licença para a execução foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão avaliou e autorizou os programas de monitoramento, ações mitigadoras e compensatórias para a obra.

Todo o procedimento é acompanhado – desde a contratação, até um ano após a conclusão da obra – por um monitoramento ambiental específico. Os programas incluem o acompanhamento da comunidade planctônica, bentônica, ictiofauna, carcinofauna, cetáceos e quelônios, além de monitoramento da variação de pressão da coluna d’água e ruídos subaquáticos.

Governo do Estado

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES