Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais e a importância de sua fauna

220
Foto: Robin Loose

O Parque Nacional Marinho de Currais, aprovado por meio da lei 12.829 de 2013, é a terceira Unidade de Conservação desta categoria criada no Brasil.

Formado por três pequenas ilhas (Grapirá, 3 Picos e Filhote) e alguns recifes próximos abrangendo uma área de 1359,69 hectares.

As ilhas não possuem praia, são constituídas apenas por formações rochas e pedras. Vivem nestas ilhas mais de 8 mil aves, além de peixes, crustáceos, moluscos, equinodermos, entre outras espécies que se abrigam nos recifes próximos às ilhas.

Ilha Grapirá, ilha 3 picos e ilha filhote compõem o arquipélago que hoje é Parque Nacional Marinho. Foto: Gabriel Marchi

O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais é uma área protegida  do tipo parque nacional. É formado por um pequeno arquipélago a 6,2 milhas da costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná-PR.

É local de alimentação e reprodução de várias aves migratórias, como Tesourões, Gaivotas, Atobás e muitos outros.

O nome da maior Ilha é Grapirá, do Tupi-Guarani, que pode significar Ave-Peixe, usado para identificar o Tesourão (Fragata magnificens), que é a ave mais predominante nessa ilha.

Ilha Grapirá, a maior ilha do parque nacional marinho. Foto: Robin Loose

Esse conjunto de três pequenas ilhas são conhecidas como “Ilhas dos Currais”, e em 2013, foi considerado Parque Nacional Marinho, um dos três únicos do Brasil, como Abrolhos e Fernando de Noronha.

É um dos poucos pontos de mergulho do Paraná e um dos principais pontos onde as aves criam ninhos no Brasil e no Atlântico Sul.

O Parque abriga ainda quatro grupos de recifes artificiais. Uma das ilhas possui apenas um pico de pedra alto sem vegetação.

Costões rochosos do arquipélago. Foto: Noeli Ribeiro

A criação e a manutenção desta Unidade de Conservação faz o Brasil dar um passo em direção aos objetivos traçados na 10ª Conferência das Partes (COP-10), em Nagoia de ter, até 2020, 10% das áreas costeiras e marinhas protegidas.

Cardume de peixes nos costões rochosos do arquipélago. Foto: Robin Loose

Substratos consolidados como os tipicamente presentes ao redor de ilhas costeiras, costões rochosos e fundos calcários são incomuns no litoral paranaense. Assim, esta área é ecologicamente relevante para comunidades adaptadas a habitats recifais, e por ser menos impactado quanto mais próximo do continente.

O ParNaMar dos Currais também está sob influência da drenagem continental do Complexo Estuarino de Paranaguá, com impactos antrópicos que potencialmente ameaçam a biodiversidade local, como contaminação por desenvolvimento urbano e industrial e bioinvasões.

Peixe donzelinha (Stegastes fuscus), que ocorre em grande abundancia na região. Foto: Noeli Ribeiro

A área do Parque é de grande importância ecológica, concentrando rica biodiversidade e espécies ameaçadas de importância ecológica. Trata-se de uma área de conflitos com comunidades do entorno e usos ilícitos como pesca predatória proibida.

Por conta destas dificuldades de gestão desta Unidade de Conservação Marinha, é necessário a divulgação da importância da área e conscientização da população, visando o turismo sustentável, responsável e preservação das espécies que ali habitam.

Mais Unidades de Conservação Brasileiras precisam ser respeitadas, fiscalizadas e preservadas!

APOIE ESSA CAUSA PELA CONSERVAÇÃO DA VIDA MARINHA E DIVULGAÇÃO DA IMPORT NCIA DA CONSERVAÇÃO DESSA RIQUEZA!

Instituição Fiscalizadora da área:

ICMBIO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

https://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/4126-parna-marinho-das-ilhas-dos-currais

Instituição que trabalha na área com pesquisas marinhas: Associação MarBrasil https://marbrasil.org/

Centro de Mergulho que leva mergulhadores credenciados e opera na área com licença ambiental e regras para a conservação da área: Acquanauta Centro de Mergulho https://www.acquanauta.com.br/

Por Robin Hilbert Loose

*Paraná Praia

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.