Projeto da Câmara prevê internet gratuita para estudantes da rede municipal durante pandemia

0
293
Foto: Divulgação CMC

A proposta tem por objetivo diminuir a desigualdade entre os estudantes

Tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que pretende obrigar a prefeitura a fornecer cartões pré-pagos com internet 3G e 4G para estudantes da rede municipal. A medida, proposta pelo vereador Alex Rato (Patriota), deve durar enquanto houver suspensão das atividades escolares em razão da pandemia da covid-19 – podendo ser mantida após a volta das atividades para fins educacionais e pesquisas escolares.

O projeto determina que os pacotes, que serão contratados junto às operadoras de telefonia celular, deverão ser utilizados “exclusivamente para acesso dos alunos aos conteúdos pedagógicos, sendo estritamente vedada a utilização para outras finalidades”. Por meio de decreto, o Executivo regulamentará os critérios para a contratação do serviço, os requisitos documentais a serem exigidos das famílias elegíveis ao benefício, os Termos de Responsabilidade e demais formulários a serem preenchidos pelos responsáveis legais dos alunos.

Segundo Alex Rato, a proposta tem por objetivo diminuir a desigualdade entre os estudantes pois “crianças curitibanas mais carentes não contam com acesso à internet em suas residências”. Ele destaca que as atividades, que estão sendo disponibilizadas pela Secretaria da Educação, requerem Internet e os estudantes que não têm acesso em casa, não podem se deslocar para outros lugares em razão da pandemia.

“Essa privação certamente é um grave vetor de discriminação social e redução de oportunidades de vida para esses estudantes”, justifica o vereador. O projeto, protocolado em junho, segue em tramitação na CMC. Caso a proposta seja aprovada, entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

BandaB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.