sexta-feira, abril 19, 2024

InícioCidadesMP abre inquérito para investigar peça escrita pelo prefeito de Curitiba, Rafael...

MP abre inquérito para investigar peça escrita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca

Dinheiro público foi usado para financiar espetáculo comemorativo dos 326 anos de Curitiba.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) instaurou um inquérito civil para investigar uma peça de teatro escrita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN). O espetáculo foi feito com dinheiro da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

O MP-PR apura se o prefeito cometeu alguma irregularidade ao usar dinheiro público para organizar uma peça escrita por ele, chamada “Auto de Fundação de Curitiba”.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba já havia confirmado que o espetáculo custou R$ 34 mil. Ainda segundo a assessoria, a contratação do serviço aconteceu sem licitação ou uso de leis de incentivo. Conforme a prefeitura, o caso não fere a legislação.

A prefeitura disse ainda que a peça foi feita com base em um argumento de Rafael Greca, mas que o prefeito não é co-autor do espetáculo. O roteiro e a direção, segundo a assessoria, são do dramaturgo Edson Bueno.

Atores encenam a peça "Auto de Fundação de Curitiba" na regional do Pinheirinho — Foto: Cido Marques/FCC

Atores encenam a peça “Auto de Fundação de Curitiba” na regional do Pinheirinho — Foto: Cido Marques/FCC

Presente de Greca

A peça “Auto de Fundação de Curitiba” foi produzida para comemorar os 326 anos de Curitiba. A primeira encenação ocorreu na regional do Pinheirinho, no dia 12 de março. Na sequência, a peça correu outras regionais de Curitiba.

Em entrevista à RPC em março, Greca afirmou que a peça era um presente dele e da primeira-dama Margarita Sansone para Curitiba.

“A peça que eu escrevi é um presente meu e de Margarita, de 15 minutos, é uma aula de história pra Curitiba. Eu tenho o direito de dar aula de história de Curitiba. Os outros que façam suas peças e apresentem. É ver pelo em ovo”, disse o prefeito.

Greca não recebeu dinheiro pela peça. Embora o prefeito tenha dito que escreveu o espetáculo, o dramaturgo Edson Bueno disse, em nota à época, que o prefeito contribuiu com detalhes da história, pois, segundo ele, somente Greca teria profundo conhecimento sobre o tema.

Por meio de nota, a Prefeitura de Curitiba disse que vai prestar todos os esclarecimentos ao MP-PR e que todas as ações que envolvem a peça foram realizadas dentro da legislação.

“A Prefeitura de Curitiba vai prestar os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público. As ações envolvendo o “Auto da Fundação de Curitiba” foram realizadas no estrito cumprimento da legislação e no melhor interesse de promover a cultura e a divulgação da história da capital, durante as festividades de comemoração dos seus 326 anos.”

O dramaturgo Edson Bueno preferiu não se manifestar.

Prefeito assiste ao espetáculo na Câmara Municipal de Curitiba — Foto: Daniel Castellano/SMCS

Prefeito assiste ao espetáculo na Câmara Municipal de Curitiba — Foto: Daniel Castellano/SMCS

G1

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES