Cientistas conseguem fazer o tempo andar para trás em computador quântico

678

Cientistas do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou, que trabalharam conjuntamente com pesquisadores dos EUA e da Suíça, conseguiram que um computador quântico revertesse o estado de uma partícula até alcançar o de uma fração de segundo anterior. Ou seja, os pesquisadores fizeram com que o tempo fluísse para trás, dentro de um determinado domínio quântico, algo que até hoje parecia impossível e que parece contradizer uma lei fundamental da física e a segunda lei da termodinâmica. 

“Essa lei está relacionada estreitamente com a noção do tempo como uma flecha que se move unicamente em uma direção, do passado para o futuro”, explicou Gordey Lesovik, principal autor do estudo. “Criamos artificialmente um estado que evolui em uma direção oposta à flecha do tempo da termodinâmica”, pontuou. A evolução dos computadores quânticos pode representar uma nova era para a tecnologia humana.

O estudo foi publicado pela revista Scientific Reports. A expeiência também revelou algo muito importante: a operação de reversão do tempo é tão complexa que é extremamente improvável (e provavelmente impossível) que aconteça espontaneamente na natureza. Mas ninguém deve tomar as conclusões erradas, pois a experiência dificilmente resultará na invenção de uma máquina do tempo. Apesar disso, a pesquisa pode ser importante para tornar os computadores quânticos mais precisos no futuro.

Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica. A principal propriedade deles é a possibilidade de resolver com eficiência alguns problemas que na computação clássica tomariam um tempo impraticável.

History

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.