quinta-feira, abril 25, 2024

InícioCidadesAlckmin ressurge como professor com ‘aulas-discurso’ em universidade de SP

Alckmin ressurge como professor com ‘aulas-discurso’ em universidade de SP

A função pode até ser nova, mas é o Geraldo Alckmin de sempre quem dá as caras nas salas de aula de uma faculdade de São Paulo desde o início deste ano.

Derrotado na eleição presidencial de 2018 (terminou em quarto lugar, com 4,76% dos votos válidos), o ex-governador de São Paulo e presidente nacional do PSDB virou, aos 66 anos, professor da Uninove, universidade privada que tem 170 mil alunos no estado.

Em duas aulas dele acompanhadas pela reportagem, foi tudo bem ex-pli-ca-di-nho, à moda dos discursos pausados que o tucano, médico de formação, fazia durante as quatro vezes em que foi governador.

Alckmin iniciou o ano indo aos campi da Uninove que oferecem o curso de medicina para proferir aulas magnas que se parecem com palestras: ele entra, fala, os calouros escutam e no fim fazem fila para tirar selfies. Não há momento para tirarem dúvidas.

Na unidade de Osasco, numa sexta-feira de fevereiro, 150 aspirantes a médico lotaram um auditório para ouvir o roteiro que o ex-governador tem repetido no giro pelo estado -antes ele havia passado pelos campi de Bauru, Mauá e São Bernardo do Campo.

Começou indicando o livro “O Físico – A Epopeia de um Médico Medieval”, ficção do escritor americano Noah Gordon que combina drama e aventura em uma narrativa sobre a medicina no século 11. “É fascinante”, valorizou.

A aula é uma introdução a conceitos primários da profissão e da área na qual Alckmin é especialista, a anestesiologia. Ele passa por temas como a evolução da ciência, a importância de ouvir o paciente e discussões mais modernas, como consultas e tratamentos feitos a distância (a chamada telemedicina).

Durante as explicações, tem a mania de fazer pausas em tom de interrogação, como quem espera uma resposta.

“Dizia-se que o Egito era um lugar muito saudável, porque tinha clima seco e avanços na área da…? Saúde”, explanou, diante de jovens atentos e imóveis. “O médico da medicina indiana tinha que dominar horticultura. Tinha que saber plantar para poder ter acesso às…? Ervas”, prosseguiu.

O conteúdo avançou por lições como a de que a pasteurização mata micróbios, que o sistema nervoso é responsável pela sensação de dor e que a hemodiálise filtra o sangue.

“A nossa atividade é essencialmente humana. Acorda e dorme cuidando de reduzir o sofrimento e curar as pessoas”, filosofou no fim da aula.

A Uninove fala que o papel do tucano, “com seu notório saber e especialização”, é o de inspirar os estudantes.

Fonte:BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES