sexta-feira, abril 19, 2024

InícioCidadesSecretaria confirma duas mortes por dengue em Londrina

Secretaria confirma duas mortes por dengue em Londrina

Vítimas são dois homens, de 60 e 89 anos; óbitos foram os primeiros desde abril de 2018 no estado. Boletim semanal da dengue foi divulgado nesta terça-feira (19).

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas mortes por dengue em Londrina, no norte do Paraná, em boletim divulgado nesta terça-feira (19). Essas foram as primeiras mortes pela doença no estado desde abril de 2018.

Conforme o boletim, as duas mortes ocorreram entre 3 e 7 de março. As vítimas foram dois homens. Um de 89 anos, sem outros problemas de saúde registrados, e outro de 60 anos, que tinha hipertensão.

A secretaria indica que as duas vítimas foram contaminadas no município. Londrina é a cidade com o maior número de casos confirmados de dengue, com 396, e também registra a maior quantidade de casos suspeitos notificados (4.398).

De acordo com o boletim, a incidência dos casos está mais concentrada na Zona Sul da cidade – região populosa e que alto índice de infestação do mosquito. Uma das mortes é dessa região. A outra ocorreu na Zona Oeste de Londrina.

A secretaria informou que diversas ações de controle estão sendo adotadas no município, como tratamento e remoção de criadouros, mutirões de limpeza, trabalhos educativos e fumacê – pulverização de inseticida que mata os mosquitos.

Números da dengue no estado:

  • Segundo o boletim desta terça, o Paraná confirmou 226 novos casos autóctones – contraídos no próprio município;
  • A incidência desses casos era de 8,03 por 100 mil habitantes na semana anterior e passou para 10,5 para cada 100 mil habitantes nesta semana;
  • Os casos autóctones confirmados aumentaram de 896 para 1.122 de uma semana para outra. No total, somando os importados, são 1.197 casos da doença no Paraná;
  • O número de municípios com casos confirmados da doença subiu de 108 para 116. Na semana passada o boletim apontava 290 cidades com notificações. Nesta semana são 299;
  • Lupionópolis, Uraí, Itambé e Santa Mariana são considerados municípios em epidemia;
  • Moreira Sales, Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Abatiá, Capanema e Nova Londrina estão em alerta.

Fonte:G1

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES