quinta-feira, abril 25, 2024

InícioSem categoriaCombatentes sírios apoiados pelos EUA "invadiram o acampamento"

Combatentes sírios apoiados pelos EUA “invadiram o acampamento”

Segundo relatos, combatentes sírios apoiados pelos EUA invadiram um acampamento que compunha a maior parte do último pedaço de território mantido pelo grupo do Estado Islâmico (IS).

A aliança das Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês) disse que os militantes se recusam a se render e que suas famílias recuaram para um pedaço de terra às margens do rio Eufrates, ao sul de Baghuz.

Os confrontos continuam e o SDF alertou que a batalha ainda não acabou.

A queda de Baghuz traria um fim ao “califado” proclamado pelo EI

O grupo jihadista já controlou 88 mil km2 de terra que se estendia pela Síria e pelo Iraque, impôs sua regra a quase oito milhões de pessoas e gerou bilhões de dólares com petróleo, extorsão, roubo e sequestro.

Depois de cinco anos de batalhas sangrentas, forças locais apoiadas por potências mundiais expulsaram o EI de apenas algumas centenas de metros quadrados.

Fumaça sobe do acampamento na aldeia de Baghuz (18 de março de 2019)

No início de março, a SDF disse que havia começado seu ataque final a Baghuz.

Mas a aliança liderada pelos curdos foi forçada a desacelerar sua ofensiva depois que surgiu que um grande número de civis estava encurralado dentro da aldeia.

Até 20.000 crianças e mulheres, muitas delas nacionais estrangeiras, foram evacuadas para um acampamento administrado pela SDF para pessoas deslocadas em al-Hol – inchando sua população a 70.000 trabalhadores sobrecarregados. Vários milhares de homens também se renderam e foram levados para centros de detenção separados da SDF.

Os militantes que escolheram permanecer em Baghuz continuaram a resistir, enviando homens-bomba e carros-bomba, mas na segunda-feira foram levados de volta para uma pequena área aberta perto do rio Eufrates, coberta de tendas, veículos e trincheiras.

Na manhã de terça-feira, o porta-voz da SDF, Mustafa Bali, disse que assumiu o controle do acampamento e que os últimos militantes haviam retornado às margens do rio.

“Este não é um anúncio de vitória, mas um progresso significativo na luta contra [IS]”, advertiu em um post no Twitter. “Os confrontos continuam como um grupo de [IS] terroristas que estão confinados em uma pequena área ainda revidam”

View image on Twitter
View image on Twitter
View image on Twitter

Bali acrescentou que centenas de militantes doentes e feridos foram capturados pelo SDF quando este tomou o acampamento e que eles foram transportados para hospitais.

Mais tarde, ele disse à agência de notícias Reuters que acredita que a última parte das terras controladas pelo EI será desmatada “muito em breve”, mas alertou que “alguns dos terroristas tomaram seus filhos como escudos humanos”.

“Estamos tentando forçá-los a se renderem. Se eles não se renderem, seremos forçados a lidar com eles militarmente e destruí-los”, acrescentou.

Combatentes das Forças Democráticas Sírias (SDF) apoiadas pelos EUA na aldeia de Baghuz (18 de março de 2019)

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de monitoramento sediado no Reino Unido, informou que pelo menos 14 caças SDF foram mortos e outros 30 foram feridos por tiroteios e explosões de minas quando atacaram o acampamento.

Um homem italiano lutando pelo SDF, Lorenzo Orsetti, foi morto no domingo.

Mesmo com sua derrota em Baghuz iminente, IS lançou uma gravação de áudio desafiadora supostamente de seu porta-voz Abu Hassan al-Muhajir, que afirmou que o califado ainda não havia terminado.

Muhajir acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “falsamente” anunciar a vitória sobre o EI na Síria em dezembro, e insistiu que o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, estava vivo.

Fonte:BBC

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES