sábado, janeiro 31, 2026

InícioDestaquesPostos fixos do Verão Maior Paraná ultrapassam 1,9 milhão de atendimentos

Postos fixos do Verão Maior Paraná ultrapassam 1,9 milhão de atendimentos

Entrando na última semana de atividades dos postos fixos, o Verão Maior Paraná já ultrapassou a marca de 1,9 milhão de atendimentos desde o início da edição 2025/2026. O balanço considera o período entre 28 de dezembro e 25 de janeiro e engloba atendimentos ativos, passivos e os de serviços prestados pelas secretarias, órgãos estaduais e instituições parceiras que integram o chamado condomínio do programa.

Ao todo, foram contabilizados 1.929.624 atendimentos nas quatro semanas de operação. O número reforça a grande adesão da população às ações gratuitas de esporte, lazer, bem-estar e cidadania promovidas pelo Governo do Estado no Litoral e na Costa Noroeste durante a temporada de verão.

Somente na última semana completa de atividades, entre os dias 20 e 25 de janeiro, os postos fixos, ações itinerantes, eventos e serviços dos parceiros somaram 456.815 atendimentos. Desse total, 103.783 foram participantes ativos, 293.916 passivos e 59.116 atendimentos realizados pelas instituições que atuam de forma integrada nas arenas do Verão Maior Paraná.

Entre os postos fixos, Caiobá manteve a liderança em volume de público, com 88.776 atendimentos no período, seguido por Ipanema (26.454) e Guaratuba (26.306). Praia de Leste contabilizou 16.765 atendimentos, enquanto o balneário de Riviera, em Matinhos, registrou 15.291. Também apresentaram fluxo significativo Shangri-lá (11.858) e Paranaguá (11.442). 

Na Costa Noroeste, o Verão Maior Paraná também manteve fluxo constante de público na última semana. Os postos de Porto Maringá, Porto São José e Porto Rico somaram 12.714 atendimentos. 

O secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do programa, Helio Wirbiski, destaca que os números refletem o planejamento da operação. “Estamos entrando na última semana com um resultado extremamente expressivo. São quase dois milhões de atendimentos que mostram como o Verão Maior Paraná se consolidou como uma grande política pública de esporte, lazer e cidadania, integrando serviços, promovendo qualidade de vida e movimentando a economia local”, afirma.

Além das atividades esportivas e recreativas, as arenas contam com serviços ofertados por diversas secretarias e órgãos estaduais, como Desenvolvimento Social e Família, Turismo, Segurança Pública, Trabalho, Qualificação e Renda, Cidades, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Desenvolvimento Sustentável, além de Sanepar, Copel, Detran/PR, Instituto Água e Terra (IAT) e Hospital Erasto Gaertner.

A última semana de funcionamento dos postos fixos, entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro, marca o encerramento das atividades dos acadêmicos e profissionais de educação física, turismo e comunicação no Verão Maior Paraná. Até lá, a programação segue com atividades esportivas, recreativas, ações de bem-estar, serviços públicos e eventos culturais, consolidando mais uma edição histórica do maior programa de verão gratuito do Brasil.

AEN/PR

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES