quarta-feira, janeiro 21, 2026

InícioDestaques250 mil litros ampliam reserva de água em Pontal do Paraná durante...

250 mil litros ampliam reserva de água em Pontal do Paraná durante a temporada

Estrutura flexível instalada no balneário Shangri-lá integra ações da Sanepar para atender o aumento do consumo no verão, com previsão de nova unidade também no balneário de Pontal do Sul somando mais de 250 mil litros.

Pontal do Paraná passou a contar, neste sábado (10), com uma nova estrutura temporária de armazenamento de água potável.
Um flexitank com capacidade para até 250 mil litros foi instalado no balneário Shangri-lá para auxiliar no atendimento à demanda registrada durante a alta temporada no litoral.

O flexitank, também conhecido como bag, funciona como um reservatório flexível e de fácil transporte, utilizado para armazenar grandes volumes de água por períodos determinados.
A estrutura é hermética e permite manter a qualidade da água tratada distribuída à população.

Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o equipamento é uma alternativa logística para situações de maior consumo, comuns nos meses de verão, quando há aumento significativo da população devido à presença de veranistas.

Diferente de reservatórios fixos, o flexitank pode ser dobrado quando vazio, o que facilita o deslocamento e a instalação.
O material é fabricado em PVC flexível de alta resistência, com costuras seladas, garantindo vedação e uso contínuo durante o período previsto.

Além da estrutura instalada em Shangri-lá, a Sanepar informa que mais um flexitank será instalado no balneário de Pontal do Sul.
A medida tem como objetivo ampliar a capacidade de reserva e distribuir o suporte de abastecimento entre diferentes regiões do município.

🚚💦 Além da nova estrutura, a Sanepar ampliou o envio de caminhões-pipa para os municípios de Pontal do Paraná, Guatatuba, Matinhos, Guaraqueçaba e Morretes.
Ao todo, 26 veículos operam de forma contínua, injetando água diretamente na rede de distribuição em pontos onde há necessidade de aumento de pressão.
O abastecimento desses caminhões ocorre por meio de contêineres reservatórios instalados em locais estratégicos e, agora, também com o apoio dos flexitanks.

Para a temporada 2025/2026, a Sanepar informa que mantém uma operação especial no litoral, com geradores de energia, contêineres reservatórios, novos pontos de telemetria e melhorias realizadas ao longo do ano nas redes e estações de tratamento.
O investimento previsto para o período é de R$ 22 milhões, destinado ao atendimento da população fixa e flutuante da região.

📸 Informação e Foto: Divulgação/ Governo do Estado

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES