Desde as primeiras horas desta segunda-feira, as equipes da prefeitura estão nas ruas levantando os pontos mais afetados e trabalhando para mitigar os impactos das fortes chuvas.
Segundo o Simepar, até o final da noite de domingo foram registrados 103,6 mm em Praia de Leste e 142 mm em Pontal do Sul, sendo esta a região mais atingida do município.
A previsão indica que a chuva deve continuar ao longo desta segunda-feira.
Investimentos em prevenção
A limpeza e manutenção dos canais é um trabalho contínuo. Somente neste ano, entre convênios com o Governo do Estado e recursos próprios da prefeitura, foram investidos aproximadamente 10 milhões de reais em limpeza, desassoreamento e substituição de manilhas por galerias, ampliando a capacidade de drenagem.
Atenção ao descarte irregular
A prefeitura reforça que o descarte inadequado de lixo nos canais agrava alagamentos e dificulta o trabalho das equipes.
Canais de Emergência:
- Defesa Civil: 193
- Guarda Municipal: (41) 3455-9630 | (41) 93500-8110
Acolhimento às Famílias Afetadas:
A Defesa Civil oferece suporte com mantas, colchões, itens de limpeza e alimentos. - Acolhimento de Desabrigados: (41) 93500-8111
Atenção redobrada:
Evite áreas alagadas, acompanhe os canais oficiais e acione os serviços de emergência em caso de necessidade.
As imagens que acompanham este informe mostram o Rio Pery, principal canal extravasor da cidade, registrado na manhã desta segunda-feira. O rio passou recentemente por serviços de limpeza e desassoreamento.
Imagens: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos
