Natural de Paranaguá, a escritora e advogada, Cecília Leal tomou posse na Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS) na sexta-feira, dia 31 de outubro de 2025.
A escritora Cecília Ferreira Leal, natural de Paranaguá (PR), foi empossada como membro imortal da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS), durante cerimônia solene que marcou a instalação da seccional paranaense da instituição, no dia 31 de outubro de 2025, às 19h, no Centro Paranaense Feminino de Cultura, em Curitiba.

Com apenas 26 anos, Cecília Leal é um dos nomes mais jovens a integrar o quadro acadêmico da ACILBRAS, entidade de reconhecimento nacional e internacional dedicada à valorização da arte, da ciência e da literatura brasileira. O ingresso representa o reconhecimento a uma trajetória notável, construída desde a infância.

Autora de mais de trinta e três livros, Cecília Leal estreou na literatura aos onze anos, com A União dos Anjos, primeiro volume da saga infantojuvenil, Os Gêmeos Férreo. Desde então, publicou títulos como Aos Olhos de Um Tigre (Chiado Editora Global, 2017), As Crônicas de Sensei Aníbal (Editora Multifoco, 2018), Livrecontos (Editora Multifoco, 2019), Arigatai, Arigatou: A História de Vida de Kikue Hayashida (Chiado Editora Global, 2021) e Os Elos de Lu (Caravana, 2023).
Advogada, historiadora, cantora, letrista e biógrafa, Cecília é formada em História, Memória e Imagem pela UFPR e em Direito pela FAE – Centro Universitário. Atualmente exerce o cargo de Procuradora-Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA).
Em 2019, recebeu da Câmara Municipal de Paranaguá o Título de Honra ao Mérito, em reconhecimento à sua contribuição cultural e por levar o nome da cidade além das fronteiras paranaenses. Em 2023, foi eleita acadêmica imortal da Academia de Letras do Brasil – Seccional Paraná (ALB-Pr), ocupando a Cadeira nº 16, cujo patronato pertence à poetisa Júlia da Costa. Também é Membro Efetivo da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR).
Com a posse na ACILBRAS, Cecília Leal passou a integrar um seleto grupo de intelectuais, artistas e cientistas brasileiros que se destacam pela produção cultural e contribuição à sociedade. A academia oferece aos seus membros a oportunidade de participar de eventos nacionais e internacionais, publicar obras em canais oficiais e propor projetos culturais e educacionais de relevância social.
O evento foi presidido pelo Maestro Caaruãra, presidente nacional da ACILBRAS, com participação de Gilmar Cardoso (vice-presidente) e Daniel Maurício, presidente da Comissão Organizadora no Paraná.
A solenidade reuniu representantes da cultura, da literatura e das artes do estado, celebrando a chegada de uma nova geração de escritores à academia, geração da qual Cecília Leal é um dos expoentes mais promissores.
Assessoria
