domingo, setembro 14, 2025

InícioDestaquesParanaguá se consolida como referência esportiva no Paraná na fase macrorregional dos...

Paranaguá se consolida como referência esportiva no Paraná na fase macrorregional dos Japs

Paranaguá sediou a Fase Macrorregional dos 67.º Jogos Abertos do Paraná (Japs) 2025. Um evento que movimentou atletas, famílias e comunidades de todo o Estado no fim de semana. 

Ao todo, mais de mil participantes de 35 municípios estiveram na cidade, entre os dias 29 e 31 de agosto, disputando vagas para a etapa estadual. 

O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com o município.

A estrutura das competições em Paranaguá foi distribuída entre o Ginásio Joaquim Tramujas, Ginásio João Hélio Alves, Arena Albertina Salmon e Estádio Fernando Charbub Farah, além do refeitório oficial instalado no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, o que também contribuiu para fortalecer o turismo religioso na cidade.

Paranaguá comprometida com o esporte 

Para o prefeito Adriano Ramos, o sucesso do evento é reflexo de uma cidade e administração comprometida com o esporte. 

“Paranaguá se orgulha em sediar a fase macrorregional dos jogos, um evento que movimenta atletas, famílias e comunidades de toda a região. Esse resultado é fruto de planejamento, da parceria com o Governo do Estado e do investimento na infraestrutura esportiva, o que garante não apenas a realização dos jogos, mas também o fortalecimento do esporte como política pública permanente em nossa cidade”, destacou o prefeito. “Hospedar competições como essa, com mais de mil participantes, é uma demonstração clara de que Paranaguá está preparada e já é referência no esporte paranaense”, ressaltou Adriano Ramos.

Já o secretário municipal de Esportes e Juventude, Silvio Lucas, destacou os ganhos dos Jogos para além da competição. 

“É muito importante para o município sediar essa fase, porque além de divulgar Paranaguá, movimenta a economia local e atrai visitantes. Recebemos mais de 35 municípios e mais de mil atletas, fortalecendo também o turismo religioso com o refeitório instalado no Santuário do Rocio. 

O secretário ainda enfatizou que disputar os jogos em casa aperfeiçoa as equipes. “Ter a competição em casa nos permite analisar as equipes de outras cidades. Movimenta a cidade em um período de baixa temporada e garante que nossos atletas joguem em casa, sem precisar viajar com grandes delegações. Estamos muito satisfeitos e vamos trabalhar para que Paranaguá receba cada vez mais eventos como este”, disse o secretário.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES