A pesquisa mais recente do instituto Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), revela um cenário eleitoral apertado para 2026: o presidente Lula (PT) aparece tecnicamente empatado com diversos possíveis adversários em eventuais disputas de segundo turno. Os dados indicam que Lula teria hoje uma disputa equilibrada contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Junior (PSD), Michelle Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD), além de manter o empate já registrado anteriormente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na pesquisa anterior, realizada em abril, Lula liderava contra todos os adversários testados, com exceção de Bolsonaro, com quem já aparecia empatado. No total, o levantamento testou oito cenários de segundo turno. Lula está tecnicamente empatado com nomes em ascensão como Tarcísio, atual governador de São Paulo; Michelle, ex-primeira-dama; Ratinho Jr., governador do Paraná; e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.
Apesar disso, Lula ainda venceria adversários como Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás. Segundo o cientista político Felipe Nunes, nomes considerados como substitutos ao bolsonarismo vêm ganhando projeção, à medida que se tornam mais conhecidos nacionalmente. Tarcísio, por exemplo, reduziu seu índice de desconhecimento de 45% para 39% nos últimos cinco meses. Outros nomes também apresentaram queda nesse índice, como Caiado (de 68% para 62%), Ratinho (de 51% para 48%) e Zema (de 62% para 60%).
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Nos cenários de segundo turno, os dados mostram os seguintes resultados:
- Lula e Jair Bolsonaro: Ambos têm 41% das intenções de voto. Em abril, Lula tinha 44% e Bolsonaro, 40%. O número de indecisos é de 5%, enquanto 13% afirmam votar em branco, nulo ou que não votariam.
- Lula e Tarcísio de Freitas: Lula soma 41% e o governador paulista 40%, dentro da margem de erro. Os indecisos são 5% e os votos brancos/nulos/não votam somam 14%.
- Lula e Michelle Bolsonaro: O presidente aparece com 43% e Michelle com 39%, também em empate técnico. 4% estão indecisos e 14% anulariam ou não votariam.
- Lula e Ratinho Jr.: O petista obtém 40% e o governador do Paraná, 38%. Indecisos representam 5% e brancos/nulos/não votariam chegam a 17%.
- Lula e Eduardo Leite: Lula tem 44% e o governador do RS aparece com 35%. 4% estão indecisos e 17% não votariam ou votariam em branco/nulo.
- Lula e Eduardo Bolsonaro: O presidente teria 44% contra 34% do deputado licenciado. 5% estão indecisos e 17% não votariam.
- Lula e Romeu Zema: Lula aparece com 42% e o governador mineiro com 33%. 6% estão indecisos e 19% indicam voto branco, nulo ou ausência.
- Lula e Ronaldo Caiado: Lula lidera com 43%, contra 33% do governador goiano. Os indecisos são 5% e 19% não votariam ou anulariam.
A Quaest também investigou a percepção sobre a possível candidatura de Lula à reeleição. Apenas 32% dos entrevistados defendem que ele concorra novamente, enquanto 66% são contra e 2% não souberam responder.
Em relação a Jair Bolsonaro, mesmo inelegível até 2030, 65% acreditam que ele deveria desistir de disputar e apoiar outro nome. Por outro lado, 26% acham que ele deveria manter sua candidatura, e 9% não responderam.
Questionados sobre quem deveria representar a direita caso Bolsonaro não entre na disputa, os entrevistados apontaram empate entre Tarcísio (17%) e Michelle Bolsonaro (16%). Ratinho Jr. aparece com 11%, seguido de Pablo Marçal (7%), Ronaldo Caiado (5%), Eduardo Bolsonaro e Eduardo Leite (ambos com 4%) e Romeu Zema (3%). Outros nomes somaram 2%, enquanto 16% disseram que não escolheriam nenhum, e 15% não souberam responder.
A pesquisa também revelou o que mais assusta os eleitores: 45% temem o retorno de Bolsonaro à Presidência, enquanto 40% têm medo de Lula seguir no cargo. Outros 7% têm receio dos dois, 3% não têm medo de nenhum, e 5% não responderam.
No quesito rejeição, Lula e Bolsonaro estão empatados. O atual presidente é rejeitado por 57% dos entrevistados — os que declaram que não votariam nele de forma alguma — enquanto Bolsonaro aparece com 55%. Eduardo Bolsonaro tem 56% de rejeição. Os menos rejeitados são Zema, com 22%, e Caiado, com 25%, embora ambos sejam pouco conhecidos nacionalmente.
Por fim, o levantamento revelou o grau de conhecimento e aceitação de cada nome:
- Lula (PT): 40% votariam nele, 57% não votariam, e 3% não o conhecem.
- Jair Bolsonaro (PL): 39% votariam, 55% não votariam, 6% não o conhecem.
- Michelle Bolsonaro (PL): 31% votariam, 51% não votariam, 18% não conhecem.
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 28% votariam, 33% não votariam, 39% não o conhecem.
- Eduardo Bolsonaro (PL): 23% votariam, 56% não votariam, 21% não conhecem.
- Ratinho Jr. (PSD): 23% votariam, 29% não votariam, 48% não o conhecem.
- Romeu Zema (Novo): 18% votariam, 22% não votariam, 60% não conhecem.
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 13% votariam, 25% não votariam, 62% não o conhecem.
- Eduardo Leite (PSDB): 16% votariam, 31% não votariam, 53% não o conhecem.
Redação