Qualidade de vida na praia: 6 razões para morar no litoral

3008

A qualidade de vida na praia é, inegavelmente, superior às condições experimentadas nas grandes cidades. Até mesmo, se comparada à qualidade de vida em outros locais fora das metrópoles, como o campo ou a montanha, a qualidade de vida na praia pode ser ainda superior devido às características geográficas das cidades costeiras.

Estudos comprovam que os ambientes naturais que proporcionam contato do homem com a água, como é o caso da praia, têm efeitos positivos sobre a saúde e o bem-estar das pessoas.

O litoral é reconhecidamente um lugar de descanso e diversão, mas pode ser também um excelente local para fixar moradia permanente.

Descubra como a qualidade de vida muda na praia e entenda quais são as razões para você considerar morar no litoral.

1. Alimentação

A qualidade de vida na praia inclui uma mudança significativa na alimentação. Morando no litoral é possível ter acesso mais fácil a peixes e frutos do mar frescos, o que significa um aumento na ingestão de gordura poli-insaturada, devido ao consumo de Ômega 3 in natura.

Além disso, o calor e o clima praiano são convites para o consumo de alimentos mais refrescantes, como frutas e saladas, favorecendo também a hidratação mais frequente.

2. Exercícios

Exercícios fazem parte da qualidade de vida na praia. No litoral, há possibilidade de dedicação maior aos esportes, com diversas modalidades possíveis para a prática no mar, na areia e na orla, como alongamento, yoga, caminhada, corrida, ciclismo, surf e natação, por exemplo.

Além disso, boa parte do litoral oferece trilhas e cachoeiras com níveis de dificuldade para pessoas com ou sem condicionamento físico, isto é desde bem iniciantes até profissionais.

A atividade física, de forma geral, melhora o nosso metabolismo, a nossa disposição e a qualidade do nosso sono também. E existem estudos que comprovam que os exercícios melhoram a memória, a capacidade de concentração e a aprendizagem, estimulando o nascimento de neurônios.

A praia é um ótimo lugar para a prática de atividades ao ar livre.

3. Relaxamento

Ouvir o som e ver o movimento das ondas, com seu volume e frequência harmônica em intervalos regulares, tem um efeito calmante sobre o ser humano, diminuindo significativamente nossos níveis de Cortisol, hormônio do estresse.

4. Humor

Na praia, naturalmente, usamos menos roupas. Até mesmo para as atividades no cotidiano, é mais frequente o uso de chinelos, bermudas e camisetas sem mangas. Isso significa uma exposição cotidiana maior à luz do sol, que resulta em obtenção de Vitamina D. Ela é essencial para o fortalecimento dos ossos, através da absorção do cálcio no organismo, e também contribui para a regulação dos hormônios e o controle do nosso humor.

5. Lazer

Boa parte da qualidade de vida na praia está relacionada ao intenso convívio com a natureza. Contemplar paisagens naturais, tomar banho de mar, ver e ouvir com frequência animais que não são comuns na região urbana, como pássaros, peixes, estrela do mar e outras espécies marinhas, são atividades que passam a fazer parte do lazer. Na praia, o cotidiano é lazer e o lazer vira cotidiano.

6. Qualidade de vida na praia traz saúde


Por estimular uma melhor alimentação melhor, a prática de atividades físicas, o relaxamento físico e mental, um sono com mais qualidade, um melhor estado de humor e o contato com a natureza, a qualidade de vida na praia resulta em um ganho enorme de saúde.


Morar no litoral é uma escolha sábia em qualquer época da vida, pois, atualmente, as cidades litorâneas oferecem infraestrutura de serviços em saúde, educação e conveniências para o dia a dia comparáveis às grandes cidades. Casais, famílias jovens e aposentados podem se beneficiar muito da vida na praia.

A qualidade de vida na praia é consequência de vários fatores, mas se baseia principalmente em um estilo de vida mais natural e saudável, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental, contribuindo para uma vida mais plena e feliz.

Entre todas as razões para você morar no litoral, sem dúvida, o ganho em qualidade de vida é a maior vantagem de morar em uma cidade praiana.

Quer saber mais sobre como é morar no litoral? Leia outros artigos no nosso blog sobre imóveis e a vida nas cidades litorâneas, e descubra quais são as vantagens de ter um imóvel bem pertinho do mar!

Fonte: Talenco

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, eu estou me programando para viver numa cidade de praia pequena. Vcs podem falar de viver em praias pequenas no litoral do Paraná e Santa Catarina, custo de vida, valor de aluguéis de casas, infraestrutura?
    Obrigada

  2. Santa Catarina é o melhor Estado do Brasil. O povo é apaixonante, hospitaleiro, como em nenhum lugar do Brasil. Você pode ver nas estatísticas de qualidade de vida como Santa Catarina figura nas melhores posições do ranking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.